Projeto de Contábeis incentiva doação do imposto de renda para fundos municipais sociais

Muitas pessoas não sabem, mas, ao declarar o imposto de renda, é possível destinar parte do tributo devido para instituições sociais do município onde mora. Foi com o objetivo de disseminar essa informação que o projeto de extensão “Mãos que incentivam: uma ação para você participar” desenvolveu materiais informativos sobre a declaração anual do IR. A ação – que envolveu acadêmicos de Ciências Contábeis de Irati e Prudentópolis – busca explicar de forma simplificada como funciona essa destinação aos Fundos Municipais da Criança e do Adolescente, e da Pessoa Idosa.

A coordenadora do projeto, professora Ana Léa Macohon Klosowski, conta que a produção do materiais teve início depois de reuniões realizadas com as Secretarias de Assistência Social das cidades vinculadas à Amcespar – a Associação dos Municípios da Região Centro Sul do Paraná, que abrange 10 municípios. “Foi uma solicitação dos secretários, que nós desenvolvêssemos um projeto que tratasse da destinação, pois ainda é uma parcela muito pequena do imposto de renda destinada aos fundos municipais”, conta a docente.

Segundo o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná, pessoas físicas podem destinar até 6% do imposto devido para os fundos municipais – sendo 3% para o Fundo da Criança e do Adolescente e 3% para o Fundo da Pessoa Idosa. A quantia deve ser informada no momento da declaração do imposto de renda e não diminui o valor da restituição.

Diennifer dos Santos, uma das estudantes que integra o projeto de extensão, destaca que ação ajuda a dar visibilidade a essa possibilidade de ajudar as entidades sociais. “É um valor que está indo para a Receita Federal e que tem a possibilidade de voltar para o município. Então, se tem a possibilidade, por que não? É algo simples mas que, para o próximo, pode ajudar imensamente”, reforça.

As cartilhas e fôlderes elaborados pelos estudantes foram distribuídos pelas secretarias de assistência social da região. Além do material impresso, os alunos desenvolveram conteúdos para divulgação nas redes sociais do curso de Ciências Contábeis. De acordo com o aluno Everton Santos, a experiência foi de grande valia em sua formação profissional. “Estimulou muito os acadêmicos a fazerem parte, a correr atrás e descobrir como estava a situação dos fundos municipais, a compreender quais entidades faziam uso da verba destinada”. A também aluna Joice Strona complementa que “a contabilidade é uma ciência social, temos que estar inseridos na sociedade e, quando você faz um projeto desse gênero, é importante para formação acadêmica, mas para a formação como pessoa também”, afirma.

A declaração do imposto de renda 2023 pode ser entregue até o dia 31 de maio. Para fazer a destinação, basta seguir o passo a passo elaborado pelo projeto “Mãos que incentivam”.