Estudantes da Unicentro já podem solicitar auxílio alimentação para ano letivo de 2023

A Unicentro, por meio da Coorae, que é a Coordenadoria de Apoio ao Estudante, está com inscrições abertas para o seu Programa de Auxílio Alimentação. O edital contempla 20 vagas para o câmpus Santa Cruz e outras 20 para o câmpus Cedeteg. A proposta, como destaca a assistente social Etiene Rabel Corso, é uma das ações de assistência estudantil executadas pela Coorae, que tem como finalidade contribuir com as despesas de alimentação durante o período de permanência do estudante na universidade e é destinado àqueles em situação de vulnerabilidade econômica. “O intuito desse programa é equalizar as condições de acesso e permanência no ensino superior público e contribuir para a redução da evasão ocasionada por fatores relacionados à desigualdade e exclusão social”.

Para concorrer a uma das vagas, o candidato precisa atender a alguns requisitos. Entre eles, possuir uma renda familiar per capita de até um salário mínimo, estar regularmente matriculado em qualquer semestre dos cursos presenciais de graduação ofertados nos dois câmpus da Unicentro em Guarapuava. “Apresentar assiduidade nas aulas, estar cursando a primeira graduação e possuir a inscrição no Cadastro Único dos programas sociais do Governo Federal, o CadÚnico”, completa Etiene.

O auxílio alimentação é vale refeição nominal, que pode ser usado de segunda a sexta-feira, em dias letivos, no almoço ou no jantar. O vale, acrescente Etiene, deve ser utilizado exclusivamente pelo estudante contemplado no programa. “Uma vez que foi selecionado pelo processo de seleção, é para aquele estudante. Ele não pode emprestar o vale para outra pessoa, nem fazer qualquer tipo de permuta”.

A inscrição para o processo de seleção para o Programa de Auxílio Alimentação é gratuita e pode ser feita até o dia 17 de maio pelo Protocolo Online, que está disponível pelo endereço www.unicentro.br/protocolo. Na plataforma, o candidato deve anexar a ficha de inscrição disponibilizada no edital de abertura, a declaração de matrícula e o registro no CadÚnico.

“A renda per capita de um salário-mínimo, sendo requisito essencial o registro no Cadastro Único do governo federal. Serão analisadas também as informações a respeito das condições de moradia do estudante, sendo critério de análise o ingresso por sistemas de cotas, alunos de cursos integrais, a maior distância entre a residência atual e o câmpus, e o índice de vulnerabilidade econômica, que compreende condições sociais e econômicas relacionadas à vida acadêmica, habitação, saúde e transporte”, detalha Etiene sobre quais serão os itens analisados no processo de seleção.

O Programa de Auxílio Alimentação está no segundo ano de execução e é uma forma da universidade de viabilizar recursos para que os acadêmicos possam realizar as refeições dentro dos câmpus universitários. “Sabemos que ainda não é o suficiente para garantir a segurança alimentar, nem o acesso à alimentação para todos os estudantes, mas vemos isso como um importante passo no sentido de alcançar esse objetivo. Também contribui para a permanência e para o bom desempenho dos acadêmicos na universidade”, avalia a assistente social.

Todas as informações sobre o processo de seleção para o Programa de Auxílio Alimentação estão disponíveis no edital, que pode ser acessado pelo endereço www.unicentro.br/apoioaoestudante. A Coorae também atende no WhatsApp, pelo número 3621-1387, no câmpus Santa Cruz, e 98824-0655, no câmpus Cedeteg.