E-book destaca trabalhos dos professores do Setor de Sociais Aplicadas do Câmpus Irati

Resultado de um trabalho conjunto dos docentes dos três cursos vinculados ao Setor de Sociais Aplicadas do Câmpus Irati, o e-book “Universidade e Sociedade: por uma construção de cidadania” reúne artigos escritos por 15 professores dos departamentos de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Lançada recentemente, a obra, que é organizada pelas professoras Poliana Fabíula Cardozo e Raquel Dorigan de Matos, busca divulgar e valorizar as ações de extensão e as pesquisas desenvolvidas no âmbito do setor.

A ideia de reunir e publicar esses trabalhos foi apresentada, pela primeira vez, em uma reunião do Conselho Setorial, como conta a professora Poliana Fabíula Cardozo. “Eu vi que lá [no Conset] passavam muitos processos de projetos de pesquisa e de extensão que tinham um impacto bem bonito na sociedade, com temáticas bem diversas. E eu pensei” ‘por que não reunir esses relatos?’. Então, quando eu sugeri isso no âmbito do setor, a ideia foi bem acolhida”, detalha a docente.

Sobre a escolha do tema, a professora Raquel Dorigan de Matos destaca a importância de trazer para a universidade a discussão sobre o seu papel na construção da cidadania. “Em média, são 100, 120 alunos que se formam a cada ano no nosso setor. Então, nós precisamos desenvolver não só a questão teórica desses acadêmicos, mas também a relação deles com a sociedade. Precisamos ter a ciência, precisamos ter o desenvolvimento econômico, mas precisamos ter a firmeza e clareza de uma democracia e de uma cidadania. E isso passa pela universidade”, ressalta.

Essa perspectiva sobre a relação entre o meio acadêmico e a sociedade também é reforçada pela professora Poliana, que destaca ainda a importância em divulgar as ações da universidade para a comunidade em geral. “Essa é uma relação umbilical. Somos agentes de transformação da sociedade quando aportamos conhecimentos e possibilidades para os mais jovens terem oportunidades na vida, quando promovemos pesquisas que nos impactam, quando promovemos atividades de extensão que chamam a comunidade para dentro da universidade. E é fundamental que as pessoas externas à comunidade universitária nos enxerguem como um membro constitutivo da cidadania, da sociedade, e que não estamos encastelados, dentro de uma cristaleira, como os ‘cristaizinhos’ da vovó. Somos membros ativos, com imperfeições, mas com uma missão muito clara”, enfatiza.

A publicação traz nove artigos, divididos em seis eixos temáticos: cidadania, justiça social, emancipação, inclusão dos distintos, movimentos sociais e espaço público. O e-book está disponível para download gratuito no site apprehendereeditora.com/e-book. Como explica a professora Raquel, o objetivo é produzir novas coletâneas como essa. “No futuro nós podemos pensar em outros eixos temáticos para que todos os professores possam ter oportunidade de apresentar os seus trabalhos, de mostrar à sociedade o quanto nós – Unicentro, Setor de Sociais Aplicadas, em seus três departamentos – estamos preocupados com o desenvolvimento da nossa região, em formar – e formar – bem os nossos acadêmicos, de entregar para a sociedade cidadãos que possam contribuir para o crescimento inclusivo de todos, de todas e de todes na sociedade”, reforça.