Festival destaca coreografias de dança e ginástica preparadas por estudantes de Educação Física

Um ano todo estudando sobre os estilos de dança próprios de diferentes gêneros e ritmos musicais. Aprendizado teórico convertido em prática aula após aula. Agora, com o final do ano letivo de 2022 chegando ao fim, é hora de mostrar o resultado de tantos ensaios. Para isso, o Departamento de Educação Física organiza, anualmente, o Fedagin, que é Festival de Dança e Ginástica. Durante o evento, os estudantes do primeiro e do segundo anos do curso subiram a palco do Auditório Francisco Contini para mostrar o que aprenderam. “Essa experiência que eles têm aqui, organizando o evento, se apresentando, mostrando o que eles aprenderam em sala de aula, acaba sendo muito mais relevante para eles enquanto alunos do que uma nota”, avaliou a professora Ana Cláudia  Kapp Titski, responsável pelas disciplinas de dança.

A Lívia Dusk Burco foi uma das alunas do curso de Educação Física que se apresentou durante o Fedagin. Ela subiu ao palco em dois momentos – sempre confiante no resultado dos ensaios. “Eu vou apresentar, primeiramente um tango, que foi um dos estilos aprendidos na aula da professora Ana, e depois a gente vai apresentar a dança coletiva. O evento está bem bonito, a gente ensaiou bastante e, se Deus quiser, vai dar tudo certo”.

O tango foi o ritmo apresentado por Lívia Burco e João dos Santos (Foto: Coorc)

Outro acadêmico que participou do Festival de Dança e Ginástica foi o Vinicius Emanuel. Nos bastidores, ele confessou estar nervoso, por ser a primeira vez a dançar num palco. “Nós vamos apresentar um estilo de ginástica mais rítmica e um pouco circense também. A gente se sente um pouco nervoso de apresentar na frente de todo mundo. Mas também tem aquela confiança de que a gente ensaiou bem. Estamos felizes de mostrar para a galera tudo o que a gente aprendeu e, também, que o curso de Educação Física não é só esportes”, afirmou.

Além das apresentações dos alunos de Educação Física, o Fedagin também contou com performances do Coral da Unati, a Companhia de Dança Rômani, do grupo folclórico italiano Ânima, do coletivo Movement e do grupo de dança Atitude BP. Quem assistiu às apresentações do evento, gostou do que viu. “Eu gostei bastante. Faz a gente ampliar nosso conhecimento na área da dança”, ressaltou a espectadora Ana Luiza Matos. “É uma coisa muito bonita da gente ver essa expressão artística que é a dança”, complementou a estudante Heloisa Polak.