22 de março é Dia D Saúde no Câmpus Irati

A vacinação é primordial na prevenção e erradicação de diversas doenças. Estima-se, segundo a Organização Mundial de Saúde, que as vacinas salvam, por ano, mais de 3 milhões de pessoas. Por isso, na próxima quarta-feira, 22, a comunidade acadêmica do Câmpus Irati da Unicentro poderá atualizar o esquema vacinal durante o Dia D Saúde, uma ação da Coordenadoria de Apoio ao Estudante (Coorae), em conjunto com a Divisão de Apoio Estudantil de Irati e o Programa de Assistência à Saúde (PAS/Unicentro), em parceria com Secretaria Municipal de Saúde de Irati.
Além da aplicação de imunizantes para Covid-19, outras vacinas previstas no calendário vacinal adulto e que estejam atrasadas serão administradas. “A vacinação é a forma mais eficaz e segura de se adquirir proteção contra uma doença infecciosa. Salientamos também a importância de estar em dia com todas as vacinas e a comunidade acadêmica pode aproveitar para tomar qualquer uma delas nesse dia D”, ressalta o técnico em enfermagem Ricardo Mitz.

Durante a ação, também serão oferecidos testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e hepatite para toda comunidade universitária. As mulheres também poderão realizar a coleta de preventivo do câncer de colo de útero e, se necessário, receber encaminhamento para o exame de mamografia. Sobre o preventivo, o técnico em Enfermagem complementa que é imprescindível a apresentação da carteirinha do SUS e de documento com foto. “Esse exame é a principal estratégia para detectar lesões precocemente e fazer o diagnóstico da doença bem no início, antes que a mulher tenha sintomas. As enfermeiras que virão para realizar a coleta têm muita competência e técnica, e proporcionarão um exame seguro e confiável”, destaca Ricardo.

Todos os serviços de saúde são gratuitos e destinados a estudantes, docentes, agentes universitários e funcionários terceirizados do Câmpus Irati da Unicentro. Os atendimentos serão realizados, por ordem de chegada entre 14h e 21 horas.