Estudantes de Jornalismo promovem campanha de arrecadação de chocolates para a Apae

O contato com os problemas sociais faz parte do dia a dia dos estudantes de Jornalismo. Isso porque, durante o curso, eles replicam, como forma de aprendizado da profissão, as rotinas de produção das redações jornalísticas. Na universidade, além de compreender como se dá a cobertura dos fatos, eles também entendem a importância de desenvolver um olhar cidadão para cada integrante da sociedade.

Nesse sentido, uma das disciplinas do curso, ministrada no primeiro ano da graduação, é voltada para a inter-relação Comunicação e Cidadania. Nela, uma das atividades práticas envolve a compreensão do cotidiano das entidades que atuam em Guarapuava e de suas necessidades comunicacionais. Os alunos foram divididos em grupos e escolheram uma entidade com uma forte ação social aqui no município de Guarapuava. A partir daí, fizeram um levantamento sobre as ações gerais da entidade, os eixos e buscaram identificar alguma dificuldade, algum desafio, algum gargalo comunicacional. A intenção é que, minimamente, esses estudantes pudessem fazer um planejamento midiático”, explica o professor responsável pela disciplina, Márcio Fernandes.

Um dos grupos escolheu realizar o trabalho junto à Apae. Entre as ações, estão oficinas de fotografias com as crianças atendidas e o desenvolvimento de materiais para uma campanha de arrecadação de chocolates. Para isso, foram elaborados spots radiofônicos, releases para envio para os veículos de imprensa da cidade, posts e stories para as redes sociais da Apae. “A gente sabe que essa tradição de receber chocolates na páscoa não é acessível para todo mundo. A gente não vai conseguir resolver um grande problema do mundo, mas pelo menos nós estamos fazendo a nossa parte para tornar o feriado de alguém um pouco mais feliz”, avalia uma das estudantes do grupo, Amanda Borges.

As doações podem ser deixadas na própria Apae e no hall de entrada do câmpus Santa Cruz da Unicentro. “É uma campanha feita pela internet, mas a arrecadação está na Unicentro e na Apae. A gente vai deixar umas caixas e o pessoal que quiser doar pode deixar o chocolate lá”, explica sobre como ajudar a aluna Auhanny Ulbrich.

Participar da ação, para a acadêmica Ana Nicoletti, está ajudando a ampliar sua percepção de mundo e seu envolvimento com a comunidade. Como pessoa, eu me envolvo muito mais nas questões da comunidade. Então, para mim, fazer parte de uma campanha como essa é muito especial porque eu me envolvo de algum jeito em histórias que eu não teria contato no dia a dia”.