Reitor da Unicentro é recebido no Ministério dos Povos Indígenas

O reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes, encerrou as agendas em Brasília, nessa quinta-feira (09), com uma audiência no Ministério dos Povos Indígenas. O objetivo da audiência, que contou com a participação de quatro funcionários da unidade responsáveis pela área da Educação, foi apresentar as ações da universidade voltadas para os povos indígenas – como a reserva de vagas para o Vestibular do Povos Indígenas, realizado anualmente, e a Cuia, que é a Comissão Universidade para os Índios; e, principalmente, o curso de graduação em Pedagogia Indígena, ofertado na Terra Indígena de Rio das Cobras. “Se emocionaram com o material, com o vídeo que levamos. Disseram que, com certeza, é uma das melhores ações das universidade voltada aos povos indígenas”, conta Fábio. “ O curso de Pedagogia Indígena ofertado pela nossa universidade é um curso que merece destaque, segundo eles, e nós também temos essa certeza”.

A apresentação do curso de Pedagogia Indígena objetivou subsidiar a solicitação de mais recursos para que a universidade possa ter novas ofertas da graduação, que foi construída pela Unicentro a partir de reivindicações das próprias lideranças indígenas. De acordo com relato do reitor, os funcionários do Ministério disseram que, nesse primeiro momento, a unidade, por ser nova na estrutura do governo federal, tem poucos recursos. Porém, disseram que a partir da composição de um orçamento próprio, a reivindicação estará entre as prioridades. “Temos o compromisso de que olharão pelo nosso curso, que vão visitar as nossas estruturas, que vão participar um pouco mais das ações que desenvolvemos junto com os povos indígenas”, complementa Fábio.