V Ceoc discute inovação no ambiente dos negócios

Mais de 400 pessoas participaram do V Congresso de Estudos sobre Organizações e Controladoria, o Ceoc. Neste ano, o evento promovido pelo Setor de Ciências Sociais Aplicadas do câmpus Irati da Unicentro destacou a inovação no contexto dos negócios. Realizado simultaneamente em Irati e Prudentópolis, o evento adotou o formato híbrido com atividades on-line e presenciais, em uma programação que incluiu palestras, minicursos e apresentações de trabalhos científicos.

Professora do Departamento de Ciências Contábeis e uma das coordenadoras desta edição do congresso, Ana Léa Macohon Klosowski explica que o Ceoc tem como objetivo geral ser um espaço voltado para a discussão e o entendimento a respeito das relações entre o ambiente organizacional, os meios utilizados no seu controle e gestão, e suas interações com a sociedade na qual estão inseridos. “Para este ano, pensamos nessa temática [negócios e inovação] porque atualmente o universo da inovação não se restringe mais aos laboratórios e aos artigos científicos. Nós temos observado que a inovação tem se alargado e adquirido uma natureza mais geral e horizontal, em que estão incluídos os aspectos sociais, os aspectos técnicos e os modelos de negócios. Entendemos que descobrir, desenvolver, estudar e falar disso no ambiente da universidade, do nosso setor, é trazer questionamentos que são essenciais para todo o processo de desenvolvimento da economia, quer seja para o curso de Ciências Contábeis, de Administração ou de Turismo”, explica a docente.

Na palestra de abertura do congresso, a professora da Universidade Federal do ABC, Anapatrícia Morales Vilha,  falou sobre estratégias competitivas e de inovação. Ela ressaltou que esse é um tema amplo, que dos anos 1970 para cá vem recebendo protagonismo e gerando debates pelo impacto que gera do ponto de vista econômico e social. “A inovação tem esse impacto porque ela permite a criação de novas combinações para gerar outros produtos, outros serviços, outros bens, tanto aqueles que são aperfeiçoados a partir de uma base existente, como também novas soluções tecnológicas de caráter disruptivo”, salienta a pesquisadora.

O segundo dia do Ceoc foi dedicado à realização de minicursos envolvendo as áreas de Organizações e Controladoria. Acadêmica de Administração, Eduarda Pachude participou de um minicurso sobre a Lei Geral de Proteção de Dados, norma brasileira que regula o tratamento de dados pessoais em meios físicos e digitais. “Eu me interessei porque eu trabalho como estagiária de RH. Então, eu precisei ajudar na implementação da LGPD nos contratos e tudo mais na empresa. Você tem que adequar tudo. Como é uma empresa que faz bastante eventos e dia de campo, a gente precisou fazer inclusive até uma adequação nas fotos que são tiradas para fazer a postagem na rede social. Então, eu já tinha um conhecimento sobre isso, mas pouco, e esse minicurso já soma para vida profissional”.

No último dia do evento, foram apresentados mais de 100 trabalhos acadêmicos, distribuídos em áreas temáticas relacionadas aos eixos das Organizações e Sustentabilidade e do Controle Financeiro e Gerencial. Um deles foi o do André Luiz Horst, aluno do curso de Administração, que apresentou pela primeira vez um artigo científico completo. Na pesquisa, ele faz um diagnóstico do setor de recursos humanos de uma empresa iratiense. “Uma apresentação assim é uma coisa nova, uma experiência na graduação que foge do habitual. Eu pretendo continuar avançando na carreira acadêmica”, complementa André.

O diretor do Setor de Ciências Sociais Aplicadas (Sesa/I), professor Edelcio José Stroparo, lembra que o Ceoc tem origem nas semanas de estudos dos cursos ofertados em Irati e Prudentópolis que compõem o setor –  Administração, Ciências Contábeis e Turismo – e que se soma a um conjunto atividade desenvolvidas pelo Sesa/I, como a Revista de Organizações e Controladorias, que já está no seu terceiro ano de publicação. O diretor destacou ainda que a tendência é que o evento se torne internacional. “Neste ano, o Ceoc se mostrou especialmente importante porque firmamos uma parceria com a Universidade Tecnológica de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia. É um processo de internacionalização do setor e dos seus cursos, e da universidade como um todo”, enfatiza Edelcio.

Todos os trabalhos apresentados nesta e em outras edições do congresso estão disponíveis no site evento.unicentro.br/anais/ceoc.