Residências em Saúde realizam encontro para encerramento e acolhimento de turmas

Residências em Saúde realizam encontro para encerramento e acolhimento de turmas

O primeiro Encontro de Residências da Área da Saúde da Unicentro foi um momento marcante – e de formas distintas – para quem participou. Para os novos residentes, foi um evento de recepção. Já para os recém-formados, a certeza de um ciclo concluído. Para prestigiar tanto quem chega quanto quem se despede, estiveram presentes os coordenadores, os supervisores e os professores dos cursos.

A gente está tentando fazer uma integração por meio de disciplinas, que vão acontecer entre as residências. E esse evento também vem para a gente começar a criar outros vínculos, fora de cada residência. É extremamente importante, válido, principalmente para quem não tem nenhuma noção do que as residências em saúde fazem, onde atuam e como atuam”, conta o coordenador da residência em Enfermagem em Urgência e Emergência, professor Maicon Henrique Lentsck.

O evento contou com a apresentação dos serviços prestados pelos três cursos ofertados pela Unicentro – Residência Médica em Clínica Médica; Residência Multiprofissional em Atenção Primária com Ênfase em Saúde da Família; e Residência em Enfermagem em Urgência e Emergência –  ao longo dos últimos dois anos, nas unidades básicas de saúde de Guarapuava. Também fizeram parte da programação, relatos de residentes formados, como o da enfermeira Deibidy Rafaela Gomes, da residência em Urgência e Emergência. “A gente passou por vários setores e foi extremamente fundamental essa questão de procedimentos. Foi bem desafiadora, foram dois anos de aprendizado, de evolução pessoal e profissional. Diferente de qualquer outra coisa que a gente tinha vivenciado”, discorre Deibidy, que foi efetivada no cargo no Hospital São Vicente.

Durante o encontro, o valor do atendimento prestado pelos residentes de forma multidisciplinar à sociedade foi destacado. “Cada uma apresentou um pouquinho daquilo que fez, daquilo que tem feito e nós vimos até pessoas da comunidade declarando a sua satisfação com os nossos residentes. Cada ato que um desses residentes faz em favor de uma pessoa que ele está atendendo, da sociedade, da comunidade, ele está levando o nome da Unicentro”, diz o supervisor da Residência de Clínica Médica, Abrão José Melhem Junior.

Abrão também salienta a excelência na formação dos residentes, que acabam se tornando professores na própria universidade. “Os professores começaram à base de voluntariado na residência e muitos deles se tornaram professores colaboradores da Unicentro para o curso de medicina, que veio a surgir depois, e agora alguns já estão aprovados no concurso para assumir o cargo de professor efetivo, então a residência, além de formar profissionais especialistas médicos para a sociedade, também formou docentes para a Unicentro”.

Qualidade reconhecida pelos novos residentes acolhidos neste primeiro encontro. “Desde a faculdade, eu tinha interesse em fazer clínica médica. Essa questão da multidisciplinaridade é muito importante, ela é fundamental na atenção do paciente, sempre buscando o bem estar do paciente. A presença do aluno é uma coisa que precisa ser normalizada e é uma coisa necessária. É algo que vem para trazer um frescor para o atendimento, para permitir que cada profissional seja incentivado a estar se aperfeiçoando e melhorando”, declara o residente Luis Fernando Virmond Farah.

Deixe um comentário