Dia Internacional da Mulher tem programação especial no Câmpus Irati da Unicentro

Neste 08 de março, quarta-feira, o Câmpus Irati da Unicentro estará com uma programação especial alusiva ao Dia Internacional das Mulheres. Organizada, conjuntamente, pelo Núcleo Maria da Penha (Numape), pela Coordenadoria de Apoio ao Estudante de Irati (Coorae/I) e pelo Projeto de Prevenção à Violência Contra as Mulheres, a ação será realizada nos três turnos e contará com apresentações artísticas, oficinas, venda de artesanatos, entre outras atividades protagonizadas por mulheres. A ideia foi justamente fazer um movimento que represente a luta das mulheres, mas que traga uma ressignificação desse dia. É um dia de luta, para além de qualquer comemoração”, enfatiza a professora Katia Alexsandra dos Santos, que é uma das coordenadoras do evento.

As atividades ocorrerão em frente a lanchonete do câmpus Irati e iniciam às 10 horas, com exposições de desenhos, apresentações musicais e comercialização de produtos artesanais. Os estandes também contarão com serviço de trancista, sebo de livros e informações sobre os projetos de extensão da universidade. “Além disso, ainda pela manhã, terá uma oficina de masculinidades, entendendo que é o Dia da Mulher, mas que é muito importante discutir masculinidades quando a gente pensa nas questões de gênero, nas questões de violência”, explica Katia.

Durante a tarde, haverá intervenções com teatro e poesia e uma apresentação de dança. Ao longo do dia, o microfone também ficará aberto para as mulheres presentes. Já às 19h30, ocorre o lançamento do livro “Memórias de ‘Antes Tempo’: gênero e mulheres no faxinal Barra Bonita” escrito pela egressa do mestrado em História da Unicentro Claudete Maria Petriw.

A professora Katia também destaca que “a ideia é, o dia todo, as pessoas estarem circulando, conversando, trocando ideias, que elas passem por ali e pensem nas questões relacionadas ao dia da mulher e toda luta protagonizada pelas mulheres”. O evento é gratuito e aberto ao público externo à universidade.