Unicentro reajusta bolsas de iniciação científica, tecnológica, de extensão e de inovação

O Conselho Administrativo da Unicentro aprovou, em reunião realizada hoje (03), um reajuste de 40% no valor das bolsas institucionais de apoio à pesquisa, inovação, cultura e extensão. No período de um ano, somados esse reajuste e o concedido em 2022, as bolsas tiveram um acréscimo de 75%, passando de 400 para 700 reais. A proposta foi apresentada pela Reitoria da universidade e, segundo o reitor, professor Fábio Hernandes, busca equiparar os valores praticados pela instituição aos dos outros órgãos de fomento.

“Houve uma atualização desses valores por meio do CNPq, do governo federal. A partir dessa reposição, deste valor junto ao CNPq, nós fizemos o estudo, vimos como poder igualar, equivaler este valor. Então, a Unicentro fez vários remanejamentos e estamos ajustando, equivalendo o valor do CNPq e as nossas bolsas institucionais”, complementa Fábio.

Propostas de reajuste e de criação de novas bolsas partiram da reitoria (Foto: Coorc)

O vice-reitor da universidade, professor Ademir Fanfa Ribas, destaca que o reajuste dos valores era uma necessidade, tendo em vista que estavam defasados, após anos sem correção. “Ainda não é o ideal, precisaria que os valores fossem ainda maiores, mas conseguimos equiparar aos valores da bolsa do governo federal e isso, eu tenho certeza, vai auxiliar muito os estudantes que estão na nossa universidade, fazendo pesquisa, extensão, ensino e inovação, valorizando cada vez mais o nosso patrimônio, que são os estudantes”.

Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Marcos Ventura Faria, o aumento nos valores deve contribuir para a permanência do estudante na universidade e incentivar o desenvolvimento dos programas de Iniciação Científica e de Iniciação Tecnológica. “Dentro da formação acadêmica, do contexto do graduando, traz uma vantagem muito grande na própria formação em função de que o aluno desenvolve atividades extracurriculares dentro do curso”, diz.

A pró-reitora de Extensão e Cultura, professora Lucélia de Souza, afirma que a aprovação do reajuste das bolsas é motivo para comemorar e que deve contribuir para que a instituição seja referência no incentivo e na valorização do desenvolvimento das ações extensionistas pelos estudantes. “O apoio da Unicentro com essas bolsas institucionais, em muito contribui para que os estudantes permaneçam na universidade, sintam-se valorizados por sua atuação junto à comunidade, contribuindo para enriquecer sua formação bem como transformar a vida das pessoas que são atendidas pelos projetos de extensão”, avalia Lucélia.

O CAD também aprovou na reunião dessa sexta-feira outra proposição da Reitoria: a criação de dez bolsas para ações afirmativas. A ideia, explicam o reitor e o vice, é priorizar o atendimento a estudantes em situação de vulnerabilidade. “A ideia é termos um novo programa de bolsas para assistir estudantes que necessitam desse apoio para prosseguir com seus estudos universitários”, reitera Fábio. Essa, segundo Ademir, “é uma demanda necessária e urgente na universidade. Agora, esse assunto vai para a Coordenadoria de Apoio ao Estudante, que irá elaborar o projeto, o regulamento, quais são as regras e normas para que isso possa ser aplicado, mas temos certeza de que, no máximo, em um ou dois meses já estaremos implantando essas bolsas”.