Mais dois professores da Unicentro são contemplados com Bolsa Produtividade em Pesquisa

A Unicentro teve dois novos pesquisadores contemplados no Programa de Bolsas de Produtividade em Pesquisa – fomento concedido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. O programa visa incentivar o aumento da produção científica, tecnológica e de inovação de qualidade. Atualmente, a Unicentro conta com 21 bolsistas produtividade. Os mais novos, que foram contemplados na chamada nº 09/2022, são os professores Paulo Renato de Oliveira, do curso de Farmácia, e Valdemir Antoneli, vinculado ao curso de Geografia do câmpus de Irati.

Para o professor Paulo Renato, a pesquisa que garantiu a bolsa produtividade tem como objetivo estudar condições para que pesquisadores possam realizar a análise da solubilidade de alguns medicamentos. “Todo medicamento, para ele ser absorvido e realizar o efeito, ele precisa ser dissolvido no estômago. Para os cientistas analisarem os parâmetros com que essa velocidade de dissolução de medicamentos acontece, é preciso que seja padronizado. Então, nessa pesquisa, o objetivo é tentar propor uma padronização de alguns parâmetros importantes de serem avaliados e respeitados por vários pesquisadores”, explica.

O professor Paulo destaca que ter sido contemplado no Programa de Bolsa Produtividade é o reconhecimento de um trabalho feito coletivamente. “É fruto de um trabalho do laboratório, dos alunos de mestrado, iniciação científica, alunos de doutorado e outros professores que colaboram com essa pesquisa. É o reconhecimento de um esforço do grupo em fazer um trabalho que seja relevante para a área farmacêutica”.

Já o professor Valdemir tem se dedicado, nos últimos anos, às pesquisas relacionadas às áreas rurais voltadas ao plantio de tabaco, considerando a degradação de solos, produção de sedimentos e a contaminação de recursos hídricos. Ele destaca que a fumicultura é muito praticada nos municípios de Irati, Prudentópolis, Guamiranga e Imbituva especialmente em pequenas propriedades. O cultivo do tabaco, na maioria dos casos, é realizado com a utilização de trabalho braçal e com o uso de tração animal, o que potencializa a utilização de áreas impróprias. Isso, segundo o professor, gera um processo de degradação de solo mais avançado. Na proposta submetida ao CNPq, o pesquisador propôs alternativas para reduzir os impactos do plantio.

“Nosso objetivo agora é construir buffers, que são cinturões de vegetação ao redor das nascentes e ao redor dos rios de primeira e segunda ordem, que geralmente são atrelados ao cultivo de tabaco. Nesse projeto, a gente pretende avaliar se esses buffers são uma forma de reduzir essa conectividade de sedimentos. Se for uma forma de reduzir, nós podemos expandir como técnica de manejo de nascente e rios pequenos de primeira ordem, reduzindo esse impacto”, pontua Valdemir.

O professor Valdemir ressalta ainda que a bolsa produtividade é uma forma de valorização do trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo dos anos. “Não se consegue uma bolsa produtividade de um dia para o outro. A gente precisa ter uma linha de pesquisa, precisa ter bons artigos, bons resultados, tem que ter uma inserção disso na comunidade, ter muita orientação e trabalho de campo. Então, ela vem ao encontro daquilo que se almeja dentro da pesquisa – além da parte financeira, que vem ajudar a realizar outras atividades e outras pesquisas”.

ara o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Marcos Faria, ter mais docentes contemplados no Programa de Bolsas de Produtividade em Pesquisa reflete o crescimento da pesquisa feita na Unicentro e o fortalecimento dos programas de pós-graduação. “Mostrar que, com esse contingente de pesquisa da Unicentro, estamos nos preparando cada vez mais para ofertar uma melhor formação aos nossos estudantes, tanto de graduação quanto de pós-graduação. Também, que a qualidade da pesquisa desenvolvida por esses professores tem atingido um impacto elevado em comparativo à pesquisa desenvolvida em âmbito nacional e internacional. Para nós, é bastante importante porque, além de ser um incentivo e um estímulo para os próprios docentes pesquisadores que são contemplados com a bolsa, também vem qualificar melhor e melhorar os índices de avaliação da própria Unicentro na pós-graduação”, finaliza.