Unicentro realiza testes rápidos de detecção de infecções sexualmente transmissíveis nessa quarta

Com o carnaval chegando, aumentam as ações voltadas para a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis, as ISTs. A Unicentro também está na campanha e, numa parceria com o SAE, que é o Serviço de Assistência Especializada de Guarapuava, vai realizar atividades especiais nos próximos dias.

Hoje, a partir das 19h30, o projeto de extensão ATIVAProsseg: Atividade Extensionista Promoção da Saúde Sexual e Gênero, vinculado ao Departamento de Enfermagem, vai realizar uma live no canal da universidade no YouTube. Com o tema “Carnaval Seguro”, a transmissão vai abordar as políticas públicas de prevenção realizadas de forma contínua e que são intensificadas durante o período de Carnaval. “Orientações quanto aos cuidados necessários para a realização de práticas sexuais seguras”, explica a professora Kátia Pereira de Borba, coordenadora da atividade.

Já amanhã (15), o ATIVAProsseg vai realizar o Dia D da Campanha Carnaval Seguro. Entre 13h e 21h, vão ser realizados, na Unidade Escola de Enfermagem, que fica no Câmpus Cedeteg, testes rápidos para detecção de infecções sexualmente transmissíveis, como hepatite B e C, HIV e sífilis. Os exames são gratuitos e voltados para as comunidades universitária e em geral. Não há necessidade de agendamento prévio.

Segundo a professora Kátia, “fazer o teste rápido para detecção das infecções sexualmente transmissíveis – sífilis, hepatites virais (B e C) e HIV- torna-se importante porque é uma forma de prevenção. Ou seja, se a pessoa fizer o teste e constatar que não tem infecção é muito provável que a mesma passará a ter mais prudência quanto às suas práticas sexuais desprotegidas. Em contrapartida, a detecção de alguma infecção sexualmente pode contribuir no controle da disseminação dessa infecção, visto que a pessoa infectada será encaminhada, o mais breve possível, para o serviço de assistência especializada, onde será encaminhada para tratamento e acompanhamento”.