Projeto da Unicentro na área de Ciências Florestais é contemplado pelo Programa Brasil-Alemanha

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais da Unicentro (PPGF) receberá novas bolsas de estudo para doutorado-sanduíche e pós-doutorado na Alemanha, além de recursos para missões de trabalho de pesquisadores no mesmo país. A verba, que possibilitará o avanço de estudos na área de manejo florestal, vem da aprovação de uma proposta de pesquisa no último edital do Programa Brasil-Alemanha, o Probral. O convênio de cooperação internacional da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) visa o fomento de pesquisas científicas conjuntas entre instituições de ensino superior brasileiras e alemãs.

Intitulado “Inovações tecnológicas no manejo e na produção de energia sustentável em Floresta com Araucária”, o projeto é fruto de uma parceria com a Universidade de Rottenburg, que também assina a proposta. Desde 2010, as instituições têm trabalhado juntas em pesquisas sobre manejo e recuperação florestal. “É um projeto extremamente importante porque, acima de tudo, amplia as parcerias que nós já temos com os pesquisadores da Alemanha e contribui também para inserção dos nossos estudantes lá fora, amplia a produção científica e a internacionalização”, pontua o coordenador do PPGF, professor Eduardo da Silva Lopes.

O projeto prevê o desenvolvimento de oito teses de doutorado e quatro pesquisas de pós-doutorado, com início entre 2023 e 2026, relacionadas ao manejo de espécies exóticas, criação de novos modelos de recuperação ambiental e aproveitamento de biomassa para produção de biocombustíveis e geração de energia. De acordo com o professor Eduardo, a parceria com a instituição alemã fortalecerá a investigação dessas temáticas. “A Universidade de Rottenburg é grande referência na área do manejo e na área de energia de biomassa. Então, o objetivo é os professores de lá colaborarem conosco nessas pesquisas e, ao mesmo tempo, nossos doutores e alunos de doutorado conhecerem o que está sendo feito lá fora, buscarem novas tecnologias e trazerem isso aqui para o Brasil”, explica.

A mobilidade acadêmica também oportunizará que estudantes alemães realizem parte de suas pesquisas na Unicentro. Já as missões de trabalho serão destinadas aos docentes do programa de pós-graduação envolvidos no projeto. Segundo o coordenador, a previsão é que ocorram duas viagens de curta duração para Alemanha nos próximos anos.