Abertas as inscrições para o mestrado e o doutorado em Letras

Abertas as inscrições para o mestrado e o doutorado em Letras

As inscrições para as turmas 2023 do mestrado e do doutorado em Letras da Unicentro estão abertas. Os cursos têm como área de concentração Interfaces entre Língua e Literatura, e oferta duas linhas de pesquisas – Texto, Memória, Cultura; e Linguagens, Leitura, Interpretação. De acordo com a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras, professora Maria Cleci Venturini, para o mestrado, podem se inscrever candidatos graduados em áreas compatíveis com a área de concentração. “Ou seja, Letras, História, Artes, Comunicação Social. Oportunizamos a inscrição aos alunos da graduação que vão concluir seus cursos em abril de 2023, mas destacamos que as matrículas de quem for aprovado se efetivarão somente depois da colação de grau”, explica a professora. Já para o ingresso no doutorado, “é exigido o mestrado em Letras ou áreas afins”, acrescenta.

As inscrições podem ser feitas pelo site da Unicentro e seguem abertas até o dia 02 de fevereiro de 2023. A taxa de inscrição é de 150,00 reais. Ao todo, são disponibilizadas 23 vagas para o mestrado e 14 para o doutorado. O processo de seleção, pontua a professora Maria Cleci, ocorre em duas etapas. Na primeira, consiste na avaliação do projeto de pesquisa. “É recomendável que o candidato faça um projeto compatível com as pesquisas do possível orientador”, pontua. A segunda é a entrevista com os candidatos que tiveram os projetos aprovados na primeira etapa. “Serão feitas questões teóricas que vão sustentar o desenvolvimento da pesquisa. Será considerada, também, a capacidade argumentativa dos candidatos e, acima de tudo, a viabilidade de desenvolvimento do projeto, considerando-se o ineditismo, a aderência e a articulação com as linhas de pesquisa”, ressalta.

Todo o cronograma, a lista de documentos necessários e demais informações sobre o processo de seleção estão disponíveis no edital que pode ser acessado na página do PPGL, no site da Unicentro.

Deixe um comentário