Alunos da Unicentro participam do Programa Verão Maior Paraná

Universitários, de diversas cidades do Paraná, foram selecionados para atuar no programa Verão Maior – um projeto do governo estadual que visa a promoção de atividades esportivas, recreativas e de entretenimento aos turistas e moradores do litoral paranaense. Após capacitação, realizada em Pontal do Paraná nesse mês de dezembro, a Superintendência Geral do Esporte do Estado publicou o chamamento público de convocação dos estudantes melhor avaliados durante este treinamento. Entre os convocados, estão onze alunos da Unicentro.

Do curso de Educação Física – câmpus Cedeteg foram selecionados os estudantes Alana Kloster, Ariane Andrade, Caroline Santos, Felipe Muniz, Giovana Coelho e João Fernando dos Santos. Já do curso de Turismo, ofertado em Irati, os acadêmicos Aline Andrade, Amanda Oliveira, Carlos Eduardo Budel, Kauani Barbosa e Livia Calisto estão entre os aprovados. Para atuarem como monitores, todos passaram por cinco dias de treinamento, envolvendo palestras, oficinas e outras atividades em grupo, de acordo com a área de formação dos candidatos.

Seleção de estudantes ocorreu depois de cinco dias de treinamento no litoral (Foto: arquivo pessoal)

Giovana, que está no segundo ano de Educação Física, participará do Verão Maior pela primeira vez. Ela conheceu o programa quando viu colegas veteranos do curso serem aprovados em edições anteriores. Desde então, ela sonhava em também ser selecionada. “Vendo as fotos do projeto, eu ficava maravilhada em ver os alunos realizando atividades, brincando com as crianças. Vinha aquele pensamento: eu também quero isso”, conta. Ela atuará em um dos postos itinerantes, que passará por quatro praias – Guaratuba, Caiobá, Ipanema e Shangri-lá – com serviços de avaliação física aos veranistas.

Além da qualificação profissional, os monitores são remunerados pelas atividades exercidas. O Carlos Eduardo atuará pelo segundo ano consecutivo e destaca a oportunidade de criar contatos com outras pessoas da área de Turismo. “Essa experiência contribui muito. Inclusive, por eu estar no último ano do curso, penso que pode surgir futuros trabalhos ou até mesmo a chance de retornar ao projeto como coordenador futuramente”. Carlos, diferente de Giovana, trabalhará em um posto fixo neste verão, na praia de Matinhos. Os monitores de Turismo são responsáveis pela orientação do público em rotas turísticas e divulgação de materiais.

O projeto Verão Maior Paraná começa no dia 26 de dezembro de 2022 e vai até 31 de janeiro de 2023. As atividades são gratuitas aos veranistas e envolve aulas de dança e ginástica, caminhadas, recreação infantil, modalidades esportivas, entre outras atividades de entretenimento.