Programas de pós-graduação da Unicentro são contemplados com novas bolsas de pós-doutorado

O fomento à pesquisa científica é fundamental para manter pesquisadores estimulados e fazer a ciência, a tecnologia e o conhecimento avançarem. Em busca de recursos, os programas de pós-graduação (PPGs) concorrem em diferentes editais de órgãos de fomento variados. Essa participação assegura a continuidade dos projetos desenvolvidos e possibilita o início de outras investigações. Neste ano, nove PPGs da Unicentro foram contemplados com a concessão de novas bolsas de pós-doutorado – Agronomia, Biologia Evolutiva, Ciências Farmacêuticas, Ciências Florestais, Desenvolvimento Comunitário, Educação, Letras, Nanociências e Biociências e Química Aplicada.

Segundo a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Unicentro, a Propesp, no total, são 24 bolsas aprovadas que estão em processo de implementação. O recurso vem de três editais – do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação – Pós-Doutorado Estratégico, mantido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; o Programa Institucional de Apoio à Fixação de Jovens Doutores, da Fundação Araucária em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; e o Programa de Pós-Doutorado Júnior, também financiado pelo CNPq.

Para o pró-reitor de Pesquisa da instituição, professor Marcos Ventura Faria, essa inserção expressiva de pós-doutorandos deve impactar diretamente na produção científica desenvolvidas no âmbito da universidade. “O bolsista de pós-doutorado já é um doutor titulado, com experiência em uma área específica em que desenvolveu seu trabalho de doutoramento. Isso traz uma qualidade no desenvolvimento das pesquisas, nas atividades de laboratório, na co-orientação de outros estudantes, na participação e organização de eventos dentro da universidade”, explica.

Além de participar das ações dos programas, os pós-doutorandos poderão se dedicar às suas pesquisas para obtenção do título. No PPG em Desenvolvimento Comunitário, dois bolsistas realizarão projetos voltados à aplicação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável nas universidades estaduais paranaenses. Já uma terceira bolsa de pós-doc do programa será para o estudo de lutas ecológicas e políticas nas comunidades quilombolas. “O interessantíssimo é, justamente, perceber que os projetos, que foram agraciados com bolsa, são projetos de relevância comunitária, eles têm uma relevância científica, uma relevância social muito grande, e tem uma possibilidade de transferência do conhecimento, tanto para o setor público quanto para outros setores”, evidencia o coordenador do PPGDC, professor Jó Klanovicz.

Para o coordenador do PPG em Biologia Evolutiva, professor Paulo Roberto da Silva, a aprovação nos editais é de grande importância para a consolidação do programa de pós-graduação. “A presença de alunos de pós-doutorado em uma área que nós precisamos melhorar, que é a sistemática filogenética, tem um potencial muito grande de melhorar a qualidade e a quantidade das produções científicas dos professores do programa”, avalia. O programa, que funciona em associação com a Universidade Estadual de Ponta Grossa, teve êxito nos três editais.

A professora Poliana Cardozo, que é coordenadora do PPG em Educação, destaca que o pós-doutorando traz novas perspectivas para as temáticas pesquisadas no âmbito do programa e dos grupos de pesquisa. “A gente compreende que essa pessoa vai trazer novidades, vai trazer um auxílio qualificado muito importante, pode ministrar uma disciplina, sobretudo em uma temática, que nenhum de nós aborda, pode co-orientar, aplicar oficinas, participação em banca também. Ou seja, é um novo olhar sobre nossas questões, novas maneiras de agir, de pensar”.

Programas de pós-graduação da Unicentro de todas as áreas do conhecimento foram contemplados, segundo o pró-reitor de Pesquisa, nos três editais. “Isso traz um benefício conjunto e fortalece não apenas áreas específicas, mas vai proporcionar o fortalecimento de todas as áreas, o que para nós é bastante importante. Entendemos que todas são importantes quando se trata de ciência, de tecnologia, desenvolvimento tecnológico e desenvolvimento humano, econômico e social”, finaliza.