Governo do Estado autoriza estudos para a oferta, em Pato Branco, de cursos de tecnologia pela Unicentro

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) pode expandir sua área de abrangência e atuação. Isso porque o governador Carlos Massa Ratinho Junior autorizou, nessa quinta-feira (15), que a Unicentro inicie estudos sobre a possibilidade de implantação de cursos superiores de tecnologia no município de Pato Branco. O anúncio foi feito em reunião no Palácio do Iguaçu, em Curitiba, com a presença do prefeito de Pato Branco, Robson Cantu; do superintendente de Ciência Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), Aldo Nelson Bona; e do reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes.

O governador solicitou e nos autorizou a fazer este estudo. Deixamos o governador ciente, bem como toda a sua equipe, de que esse estudo ainda vai ocorrer de forma preliminar. Também precisa passar pelos conselhos da Universidade e, depois, pelas esferas do governo estadual”, completa o professor Fábio.

Os estudos serão para a implantação de dois cursos superiores em tecnologia – Agronegócios; e Gestão, Inovação e Marketing. Segundo o reitor da Unicentro, este processo implica na análise de muitos detalhes, que precisam entrar no planejamento de viabilidade. “Esse estudo”, explica, “envolve a elaboração dos Projetos Pedagógicos dos dois cursos, já que nenhum deles é ofertado ainda pela universidade; a tramitação e aprovação desses projetos no âmbito da interno da instituição e também na Seti; a implantação da infraestrutura no município de Pato Branco – isto é, um terreno e um prédio para o câmpus, provavelmente, avançado; a aquisição de livros para a biblioteca, equipamentos e mobiliário; contratação de professores; os custos de deslocamento e de alimentação dos docentes. Enfim, é um estudo amplo e complexo”.

Esse processo vai ser realizado pela Pró-Reitoria de Planejamento da Unicentro e, de acordo com o professor Fábio, deve ser concluído no início do próximo mês de fevereiro. Na avaliação do superintendente Aldo Bona, os estudos solicitados receberão atenção especial da universidade que, desde sua criação, equaliza suas ações aos anseios da comunidade. “A oferta desses dois cursos tecnólogos vai ao encontro do ecossistema de inovação que se estabelece em Pato Branco. A Unicentro nunca se negou a atender demandas da sociedade e, mais uma vez, ao ser convocada vai mostrar sua disposição em atuar junto à sociedade paranaense”, diz.

Segundo o governador, a ideia é aproveitar o potencial da região voltado ao setor tecnológico e de inovação formando mão de obra qualificada. “Pato Branco não tem nenhum curso das universidades estaduais. Então, vamos começar com dois na área de tecnologia e ir ampliando isso no futuro para termos um câmpus bem estruturado”, conjectura. “Dessa forma, vamos dar oportunidade aos nossos jovens que querem fazer um curso universitário e potencializar as vocações regionais, acompanhando o crescimento da cidade e contribuindo com o seu desenvolvimento”.

Para o prefeito de Pato Branco, a instalação da Unicentro na cidade resolve uma demanda histórica e democratiza o acesso da população regional ao ensino superior. “Pato Branco não tem unidades das universidades estaduais e, hoje, temos a oportunidade de corrigir esse erro histórico”, avalia Cantu. “Pato Branco respira tecnologia e a oferta destes cursos vai dar a oportunidade para que nossos jovens, que muitas vezes não têm como pagar uma faculdade, recebam a ajuda do Governo do Estado, além de garantir que a cidade receba uma fatia das verbas de ciência e tecnologia”, concluiu.

* com informações da AEN