Encontro promove formação e integração de bolsistas de projetos de extensão da Unicentro

Aproximar os bolsistas dos projetos e programas extensionistas, discutir experiências e proporcionar oportunidades de enriquecer os conhecimentos, promover a troca de ideias, formalizar parcerias e discutir a extensão universitária na Unicentro. Com esse objetivo, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura realizou um encontro entre os bolsistas de extensão dos câmpus Santa Cruz, Cedeteg e Irati como parte da programação do 15º Encontro de Extensão Universitária.

O evento tem como objetivo ampliar o espaço para a reflexão sobre a extensão universitária e seu papel na integração da universidade com a sociedade, permitindo que o extensionista traga suas experiências e percepções sobre a extensão universitária em geral e em particular na Unicentro. O encontro também contou, esse ano, com a participação dos alunos das escolas municipais, cumprindo o papel de aproximar a comunidade à universidade. Nesse sentido, o encontro visa promover o compartilhamento dos objetivos dos planos propostos pelos alunos e profissionais, resultados parciais e finais de ações de iniciação a extensão, debates, trocas de experiências e informações”, declarou a pró-reitora de Extensão e Cultura, professora Lucélia de Souza.

Pela manhã, no câmpus Cedeteg, a programação foi aberta pelo coral da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati), seguido da palestra “A curricularização da extensão e o impacto na formação dos estudantes”, ministrada pela docente Marilisa do Rocio Oliveira, da UEPG. Em pauta, a importância da extensão na formação dos estudantes. Eu vejo como marco bastante importante para que a universidade também possa se mostrar, possa se fazer presente na comunidade, porque até então ela desenvolve as suas ações, forma os seus profissionais e fica por isso mesmo. A partir da extensão, a gente consegue, ao longo dessa formação, mostrar o que cada curso, o que cada área tem a contribuir com essa sociedade”, afirma Marilisa.

Crianças que participaram das oficinas do projeto de extensão Florescer foram convidadas a integrar o Encontro de Extensionistas (Foto: Coorc)Crianças que participaram das oficinas do projeto de extensão Florescer foram convidadas a integrar o Encontro de Extensionistas (Foto: Coorc)Crianças que participaram das oficinas do projeto de extensão Florescer foram convidadas a integrar o Encontro de Extensionistas (Foto: Coorc)No período da tarde, no Câmpus Santa Cruz, os participantes tiveram contato com mais duas ações extensionistas. A primeira apresentou o projeto Florescer, que atua no combate a violência contra a mulher através de oficinas ministradas em escolas municipais de Guarapuava. Coordenado pela docente Ariane Pereira, o grupo é formado por professoras, egressos e estudantes dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unicentro. Integrante do Florescer, Maria Isabela Andrade destacou o impacto que a extensão tem na sua formação profissional e pessoal. “O projeto de extensão é uma experiência muito gratificante, porque ao mesmo tempo que a gente vai até a comunidade para ensinar, para prestar serviços, a gente também aprende muito. Como foi falado durante todo esse dia, quem é extensionista é mais humano, porque ele realmente tem contato com inúmeras situações e inúmeras histórias e acaba aprendendo muito com essas situações e essas histórias que a gente presenciam e vivencia”, disse a estudante de Jornalismo.

O Encontro de Extensionistas contou, ainda, com a participação dos alunos de duas das escolas municipais que recebem as oficinas do projeto Florescer. Pedro Rafael Machado, aluno da Escola Municipal Hildegard Burjan, enfatizou os benefícios que o projeto traz. “Eu aprendo bastante coisa e eu aprendo sobre a violência da mulher, sobre o ECA”. Nicolas dos Santos, da Escola Municipal Maria de Jesus Taques, ressaltou as produções audiovisuais do projeto. “Eu gostei do projeto Florescer e o que eu mais gostei do projeto foi do final, quando a gente gravou”, manifestando que adorou vir ao cinema da Unicentro assistir as produções.

Encontro reuniu alunos dos três câmpus (Foto: Coorc)

Encontro reuniu alunos dos três câmpus (Foto: Corc)Encerrando o encontro, o professor do Departamento de Medicina Veterinária e coordenador do Programa de Extensão em Saúde Única, Adriano Carrasco, ministrou a palestra “Extensão nas Ciências Agrárias: muito além da extensão rural”, salientando como a interdisciplinaridade se tornou a tônica na extensão. Para Adriano, eventos assim são essenciais para que os acadêmicos conheçam outras realidades e conheçam para além do que os cerca. “O encontro é importantíssimo para que os alunos de todos os cursos entendam as diversas possibilidades de extensão. A gente, às vezes, fica fechado e não consegue ver outras modalidades ou outras possibilidades. Para os nossos alunos, é importantíssimo o projeto para eles saírem da bolha. Muitas vezes, eles vem de uma outra realidade, vivem só na universidade e não entendem a sociedade que o circunda”, disse.

A acadêmica de Jornalismo Chelsea Karina de Brito faz parte do projeto Saúde Única e constata como é transformador ter contato com outras disciplinas e áreas, além de levar o seu trabalho a uma variedade de pessoas. “No começo, quando eu conheci o projeto, eu não fazia ideia do que se tratava e tem uma experiência bem enriquecedora porque, apesar de ser fora da minha área, é muito enriquecedor, porque eu consigo aprender sobre a área deles e eu também consigo ensinar sobre as coisas que eu aprendo aqui na faculdade. Eu percebo que é transformador, porque a gente consegue atingir as pessoas de comunidades. Levar esse conhecimento, levar essa informação e fazer com que ela chegue nas pessoas é muito importante. É muito bom fazer parte disso e poder contribuir também”.