15º Eaex promove encontros virtuais entre extensionistas

Evento online promoveu o compartilhamento de experiências vivenciadas nos projetos.

Divulgar e fortalecer os projetos extensionistas desenvolvidos na Universidade. Esse é o principal objetivo do Encontro Anual de Extensão Universitária da Unicentro, o Eaex. Em sua décima quinta edição, o evento promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) reuniu 830 participantes e 205 apresentações de trabalhos.

Desde 2020, explica a diretora de Extensão, professora Vania Gryczak, o Eaex adotou o formato de rodas de conversas virtuais para as apresentações, “privilegiando uma metodologia participativa e reflexiva na medida em que todos os sujeitos são estimulados a protagonizar e participar das discussões”, afirma. A mudança também contribuiu para a adesão do público externo à universidade. “No formato remoto, tivemos salas com quase 250 participantes”, destaca a pró-reitora de Extensão e Cultura, professora Lucélia de Souza.

Nas sessões temáticas, alunos bolsistas e voluntários de programas extensionistas da Unicentro compartilharam as experiências vivenciadas nos projetos. Mariane Chasco, aluna de Educação Física, participou pela primeira vez do encontro. “Foi uma experiência que veio para acrescentar na minha vida acadêmica, a apresentação por meio da roda de conversa e também o contato com os demais acadêmicos, tanto do Câmpus de Irati quanto em Guarapuava”, conta. Ela é bolsista da Feira Agroecológica, projeto que começou no Câmpus Cedeteg e se estendeu às outras unidades com a intenção de fortalecer a agricultura familiar na região. Há 13 anos em Guarapuava e 8 em Irati, o projeto organiza feiras semanais para comercialização de produtos orgânicos, frutas e hortaliças.

Em Irati, quem coordena o projeto é a professora Fernanda Keiko Ikuta, do Departamento de Geografia. Ela explica que os extensionistas aproveitaram a ocasião para apresentar as diferentes ações propostas, como a elaboração de materiais de divulgação e as atividades direcionadas a agricultores. “Cada um deles expôs um pouco do plano de atividades. Apresentaram a ‘Roda de Mate e Debate’, que é o momento de discussão com todo público, agricultores, consumidores e comunidade acadêmica. E os alunos mais envolvidos com o eixo de comercialização e divulgação apresentaram também suas ações de produção de materiais, como as artes e toda a divulgação nas redes sociais da feira”, explica.

Outro projeto apresentado no Eaex foi o ‘Cuida Bem’, que visa a prevenção de maus-tratos a bebês através da orientação de cuidadores. “É um projeto interdisciplinar entre a Psicologia e a Fonoaudiologia, o intuito é disseminar informações sobre a síndrome do bebê sacudido, que é uma forma de maltrato infantil, também sobre desenvolvimento infantil e sobre amamentação”, explica Kamila Dusi, uma das participantes. No evento, a aluna apresentou as ações de conscientização desenvolvidas durante agosto, mês dedicado ao incentivo do aleitamento materno.

A coordenadora do Cuida Bem, professora Cristina Fujinaga, conta que o projeto conseguiu se reinventar durante a pandemia, com um enfoque maior na orientação através de plataformas digitais. Agora, as extensionistas têm conseguido atuar nas duas modalidades. “É inexplicável dizer como o projeto atinge as pessoas, como as ações que a gente promove fazem diferença para as pessoas envolvidas, tanto os alunos quanto a comunidade, as famílias”, destaca. Kamila também enfatiza a importância da extensão na sua formação. “O que a extensão proporciona é muito único porque, através dela, a gente consegue ver tudo aquilo que a gente estuda. Consegue ter contato com várias outras pessoas e também levar para sociedade um pouco do que a gente aprende na universidade, assim como a gente aprende muito com o que a gente vivencia na extensão. É uma troca mútua”, revela a estudante.