Depois de dois anos, Feteco retorna aos palcos de Guarapuava e emociona a plateia

Dois anos de pandemia, de distanciamento social, de teatros e auditórios fechados. Depois de tanto tempo, em 2022, os grupos de dança e as companhias teatrais puderam retomar a rotina de apresentações. Do mesmo modo, o público volta a ocupar os lugares na plateia. E a Unicentro volta a promover o Feteco. O Festival de Teatro da universidade, assim, chega a sua 25. edição.

Nessa edição, realizada em parceria com a Prefeitura de Guarapuava, são seis espetáculos. “Objetivo”, diz a pró-reitora de Extensão e Cultura da Unicentro, professora Lucélia de Souza, “é, justamente, promover as artes cênicas, envolvendo todo o público – desde crianças, adultos e até a melhor idade”.

Espetáculo de dança contemporânea abriu a programação

O espetáculo de dança contemporânea Dançando Villa, da Curitiba Companhia de Dança, abriu a programação. Os movimentos corporais e a música empolgaram a plateia. “Eu achei muito lindo”, afirmou Silvia Andreotti. Com apenas 12 anos, a Mariana de Oliveira também gostou: “Eu achei a apresentação bem legal”. Quem também se emocionou com o espetáculo foi a Marisa Cristiane. “Eu achei muito muito legal, bem empolgante. Assim, bem show de bola”.

Se a abertura privilegiou a dança contemporânea, o teatro prevalece nos outros espetáculos que integram a programação do Feteco 2022. Quatro deles foram apresentados na Unicentro. Já o último, no sábado, vai ser encenado no Céu das Artes, como forma de democratizar o acesso à cultura e às manifestações artísticas. Além disso, o Festival de Teatro, nesse ano de retomada pós-pandemia está valorizando os artistas e companhias locais. Todas as peças são de companhias ou artistas de Guarapuava e região. A secretária municipal de Cultura, Rita Felchak, comemorou o retorno de uma das mais antigas ações culturais da cidade. “O Feteco está de volta. Ele vem para emocionar as crianças, para lotar os auditórios, para emocionar os adultos”.

Na terça, Auditório Francisco Contini recebeu “O que deveria ser se não fosse quem sou eu”

O Auditório Francisco Contini é o palco de mais dois espetáculos do Feteco. Hoje, 20, o teatro Novakoski apresenta a peça infantil “Palhaçaria na escola”. Já amanhã, 21, o Coletivo de Arte das Catacumbas encena “Qorpo Santo”. Já o encerramento, no domingo, 23, será no céu das Artes o espetáculo Amateur, com o palhaço Satin. Todas as apresentações têm início às 19h30 e a entrada é franca.