Segunda-feira tem aulão de literatura preparatório para o Vestibular Unicentro 2023

Na próxima segunda-feira, dia 17 de outubro, a Unicentro realiza um aulão de literatura, voltado aos estudantes que vão fazer o vestibular da Unicentro. O Literashow é um projeto de extensão desenvolvido pelo PET Letras que tem como foco, como explica a coordenadora da proposta, professora Níncia Cecília Borges Teixeira, discutir com os alunos de terceiro ano do Ensino Médio as obras literárias solicitadas no processo seletivo. “O Literashow já está na sua 12. edição, já faz algum tempo que a gente desenvolve, atingindo vários alunos que pretendem fazer o vestibular na Unicentro”.

No aulão, vão ser discutidas as dez obras literárias exploradas nas questões de Literatura – Inocência, de Visconde de Taunay; A hora da estrela, de Clarice Lispector; Seminário dos Ratos, de Lygia Fagundes Telles; Sagarana, de Guimarães Rosa; Comédias para se ler na escola, de Luís Fernando Veríssimo; Dois em um, de Alice Ruiz; Rosa que está, de Luci Colin; Torto arado, de Itamar Vieira Júnior; Sagrada Esperança, de Agostinho Neto; e O Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna. “O aluno que comparecer”, explica Níncia, “vai ter a noção ou, pelo menos, dicas de todas as obras solicitadas no vestibular”.

A professora Níncia ainda destaca que o aulão é gratuito e aberto a toda a comunidade. Contudo, é preciso que as escolas informem o número de alunos que vão comparecer ao evento pelo telefone 42 3621-1016. A atividade será realizada no Auditório Francisco Contini, no campus Santa Cruz da Unicentro, a partir das 14h. “É aberto a todos que têm interesse em conhecer essas obras, mas o público específico são alunos do terceiro ano do Ensino Médio. Não é uma inscrição propriamente dita, mas um aviso para que a gente tenha o controle dos lugares no auditório”.

A professora Níncia reforça o convite, ressaltando a importância da atividade no sentido de promover o conhecimento sobre as obras. “O aluno faz a prova já com uma certa tranquilidade, com dicas sobre os autores que escreveram esses livros, essas poesias e o próprio teatro. Então, o aluno fica mais tranquilo ao fazer a prova com a consciência de que ele conhece essas obras”, conclui.