Nessa quinta-feira, tem mutirão de vacinação na Unicentro

Os estudantes, professores e funcionários da Unicentro que estão com o esquema vacinal da Covid-19 incompleto ou ainda não tomaram a vacina contra a gripe nesse ano de 2022 vão poder se imunizar nessa quinta-feira, 06. Isso porque a equipe da Sala de Vacinas, ligada ao Departamento de Enfermagem, vai atuar em dois postos volantes na universidade – um no hall de entrada do câmpus Santa Cruz e outro em frente ao DCE, no Cedeteg. O mutirão vai ocorrer entre 17h30 e 20h30.

Segundo a coordenadora da Sala de Vacinas da Unicentro, professora Alexandra Madureira, essa nova etapa da ação foi planejada a partir da liberação, pelo Ministério da Saúde, da quarta dose da vacina contra a Covid-19 para maiores de 20 anos. “O público-alvo é toda população acadêmica dos dois câmpus, mas também alguma pessoa de fora da comunidade acadêmica que aparecer para tomar a vacina, nós vamos vacinar”, explica.

Ela ainda lembra o baixo índice de vacinação para terceira e quarta doses no município de Guarapuava para justificar a realização da ação. “Nós estamos no município com uma boa porcentagem de primeira dose, uma boa porcentagem de segunda dose, mas a terceira e, consequentemente, a quarta dose, elas ainda estão baixas para as necessidades. Os estudos mostram que, principalmente para a variante ômicron, a necessidade são de três doses. Então, nessa população, a gente visa aumentar o número de vacinados tanto para terceira quanto para quarta dose. Então, todo aquele que estiver apto a tomar a terceira e a quarta dose, esse é o nosso grande objetivo, é o nosso principal alvo de público”.

Estão aptos a receber a terceira dose maiores de 12 anos que tenham tomado a segunda dose há quatro meses ou mais. Já a quarta dose pode ser aplicada em maiores de 20 anos que tenham recebido a terceira dose há mais de quatro meses. Já “a influenza”, reforça Alexandra, “está liberada desde abril para toda a população e muitas pessoas acabam não indo procurar na Unidade Básica”.

As vacinas contra a Covid-19 e contra a gripe – assim com todos os demais imunizantes – estão disponíveis na Unidade Escola de Enfermagem da Unicentro, que funciona no câmpus Cedeteg. A Sala de Vacinas funciona em horário diferenciado para atender o trabalhador de Guarapuava – todas as quartas e quintas-feiras, entre 17h e 20h. Os interessados devem agendar previamente o atendimento pelo telefone ou whatzapp. O número é (42) 3629-8187.