Unicentro participa de visita técnica à Universidade de Ulster, na Irlanda do Norte

Potencializar a internacionalização do ensino superior paranaense e construir parcerias em pesquisa e inovação. Esses são alguns dos objetivos que levaram representantes de instituições públicas do estado a Belfast, capital da Irlanda do Norte. A visita técnica é uma das ações que integram o projeto “Universidade de Ulster e Universidades do Paraná para Inovação e Links Digitais: Empreendimento Cultural, Internacionalização do Conhecimento e Desenvolvimento Regional”. Na Unicentro, o projeto é coordenado pelos professores Marcos Ventura Farias, que é pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da universidade, Cibele Lemke, que é diretora do Escritório de Relações Internacionais, e Neide Garcia Pinheiro, que é coordenadora institucional do programa Paraná Fala Inglês.

Neide foi a representante da Unicentro na viagem à Universidade de Ulster. Ela destaca a importância estratégica da aproximação com a instituição norte-irlandesa. “É uma universidade de ponta, bastante reconhecida não só no Reino Unido mas na Europa pelas suas pesquisas de impacto e pelo seu foco em empreendedorismo e no desenvolvimento econômico e social”.

Reuniões on-line ocorreram antes e depois da visita técnica

Antes da visita à Irlanda do Norte, os integrantes da iniciativa participaram de reuniões e treinamentos on-line, em especial sobre o tema ‘impactos de pesquisa’. Também foi criado um portal para apresentar as instituições participantes com informações sobre atividades, projetos internacionalizados e perfis linguísticos. Na viagem, realizada entre o final de agosto e o começo de setembro, o grupo paranaense se reuniu com representantes da universidade e pôde conhecer diversos setores da instituição de ensino norte-irlandesa, como as Engenharias, as Ciências Sociais, as Ciências da Saúde e a área de Línguas. “Além disso, tivemos um espaço aberto para apresentarmos as nossas instituições aqui do Paraná e pudemos ressaltar a qualidade das nossas pesquisas e atividades desenvolvidas”, conta Neide.

Segundo a professora, um dos primeiros resultados da visita técnica foi a realização de uma reunião, nesta semana, por videoconferência. Na ocasião, a Universidade de Ulster manifestou o interesse em desenvolver parcerias com cada um dos participantes do projeto. De acordo com a representante da Unicentro, a expectativa é que os documentos para a construção desses convênios sejam encaminhados nos próximos dias. “Temos certeza que a partir disso muitos dos nossos professores, dos nossos estudantes, dos nossos agentes universitários poderão eventualmente realizar projetos com aquela importante instituição da Irlanda do Norte”.