Inscrições para o Encontro de Iniciação Científica 2022 estão abertas

As inscrições para o 31º Encontro Anual de Iniciação Científica, para o 2º Encontro Anual de Iniciação Científica Internacional e para o 10º Encontro Anual de Iniciação Científica Júnior estão abertas. O objetivo desses eventos é a difusão dos resultados das pesquisas realizadas nos programas de Iniciação Científica da universidade. “É uma forma de fechar um ciclo. A Iniciação Científica compreende a execução de um projeto durante um ano, acompanhada por um orientador e essa execução, depois das etapas, ao final, para que seja coroado o trabalho, o aluno precisa apresentar um resumo, dentro das normas, em que ele vai colocar suas metodologias, principais resultados e conclusões”, destaca o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unicentro, professor Marcos Ventura Faria.

Para se inscrever como apresentador, os participantes do programa de IC têm até o dia 30 de setembro. Já a inscrição como ouvinte pode ser feita até o dia sete de novembro. A participação nos eventos, reforça o professor Marcos, é uma forma de impulsionar a pesquisa científica dentro da universidade. “É fundamental para que se feche todo o ciclo da pesquisa, desde a concepção no projeto inicial até a apresentação e divulgação dos resultados finais”, reforça.

Pela segunda vez, o encontro também conta com a participação de estudantes de outros países, que têm a oportunidade de apresentar as pesquisas que realizam em suas universidades. De acordo com o professor Marcos, a adesão ao Eaic Internacional é significativa, com a projeção de que estudantes de diversos países participem da edição deste ano. “Temos a expectativa, conforme outros anos, de participação de estudantes de universidade de países como México, Paraguai, Bolívia, Panamá, Portugal, entre outros que possam participar”.

Durante o EAIC, os estudantes inscritos também concorrem à menção honrosa, que tem como objetivo destacar os melhores trabalhos desenvolvidos no âmbito dos Programas Institucionais de Iniciação Científica da universidade. A honraria é concedida aos autores dos trabalhos e, também, aos seus respectivos orientadores. São escolhidos os três melhores trabalhos de IC em cada uma das oito grandes áreas de conhecimento – Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Humanas; Ciências da Saúde; Ciências Sociais Aplicadas; Engenharias; e Linguística, Letras e Artes. A inscrição deve ser feita pelo orientador, que indica apenas um trabalho para concorrer ao prêmio. O prazo para a indicação encerra no dia 30 de setembro.

As inscrições para o Eaic, o Eaic-JR, o Eaic Internacional e, também, para a Menção Honrosa podem ser feitas pelo endereço evento.unicentro.br/site/eaic/2022.