Museu de Ciências Naturais da Unicentro participa da 16ª Primavera dos Museus

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) está promovendo, entre 19 a 25 de setembro, a 16ª Primavera dos Museus. Por todo o país, são 777 museus participantes, com mais de 2 mil eventos programados, entre exposições, shows, apresentações teatrais, seminários e visitas mediadas. O Museu de Ciências Naturais da Unicentro é parceiro da iniciativa e preparou uma programação especial para os visitantes nesse período.

O primeiro evento foi realizado na noite da última terça-feira (20), no miniauditório do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGEN). A palestra “A Arqueometria e suas potencialidades para os museus universitários” foi ministrada pelo docente do Departamento de Física da Unicentro, Renato Akio Ikeoka.

A arqueometria é um ramo interdisciplinar que relaciona técnicas de física, química e matemática aplicadas à área mais de humanas e arte também. A gente conversa muito com outras áreas, como arqueologia e mostras relacionadas a museus, porque no museu você tem uma diversidade enorme de amostras. Você pode ter desde amostras arqueológicas, você pode ter também fósseis, amostras biológicas, que você consegue usar as técnicas para analisar e caracterizar essas amostras. O foco principal foi mostrar essas potencialidades, de saber o que cada técnica consegue analisar”, detalhou Renato.

O docente destacou a potencialidade do ramo dentro dos museus universitários, integrando um ciclo de pesquisa, ensino e extensão. “A gente pode aproveitar algumas amostras e desenvolver projetos de iniciação científica, mestrado e doutorado, que pega a parte de pesquisa. Tem a divulgação para a comunidade externa da universidade que pega a parte da extensão e a parte do ensino, que é o nosso dia a dia. E o museu sempre tem uma diversidade de materiais para estudar Então, tem muita amostra, tem muito trabalho para ser feito”, disse.

O restante da programação ocorrerá no próprio museu, anexo ao Parque das Araucárias, com a volta de atrações que fizeram sucesso entre os visitantes: a Magia da Quântica, apresentação cultural sobre fenômenos das teorias física e quântica; e o Circo de Pulgas, em que pulgas treinadas mostram proezas e brincam com a imaginação do visitante. “É um empreendimento que visa incentivar os museus a aumentar o seu número de programações durante esse período para incentivar também as pessoas a visitarem os museus e conhecerem os museus do Brasil. As atividades que nós propusemos são três. A primeira delas é essa palestra e as outras duas a gente já trouxe na Semana Nacional de Museus e foi muito bem sucedido. A gente sentiu que o público gostou e nós trouxemos de novo. Então, a ideia é fazer apresentações da Magia da Quântica e do Circo de Pulgas”, explica o coordenador administrativo do museu e docente da Unicentro, Rodrigo Oliveira Bastos.

Além das novas atrações, o Museu de Ciências Naturais conta com um variado acervo permanente em Malacologia, Geologia, Entomologia, Física e do Mar. A coleção João José Bigarella é composta por amostras de rochas, minerais, fósseis e conchas. Já a coleção entomológica Hipólito Schneider é constituída por insetos e aracnídeos e soma mais de 13 mil peças.

Programação especial é sucesso entre os visitantes (Foto: arquivo Coorc)

A entrada para o Museu de Ciências Naturais da Unicentro é gratuita e não há restrição de público para a visitação. “Todo mundo é bem-vindo, todo mundo pode participar. Se em grupos, é melhor fazer o agendamento. Se você quer fazer um agendamento para um grupo é melhor que faça logo porque nós vamos estar fazendo (as apresentações) quinta e sexta e a maior parte dos horários já estão agendados. Para sábado e domingo também está aberto”, recomendou Rodrigo.

O Museu de Ciências Naturais está localizado na Rua João Fortkamp, número 940, anexo ao Parque das Araucárias, no bairro Primavera e está aberto para visitação das 9h às 12h e das 13h às 17h, de segunda à sexta-feira. Nos sábados e domingos, o horário de funcionamento é das 10h às 12h e das 13h às 17h. O agendamento para visitação pode ser feito pelo telefone (42) 3624-0193.