Convênio com universidade alemã fortalece internacionalização na Unicentro

A Unicentro recebeu, no câmpus Irati, as professoras Anja Hoh e Monika Bachinger, da Universidade de Ciências Florestais Aplicadas de Rottenburg, da Alemanha. O motivo da visita foi fortalecer e expandir uma parceria entre as universidades que começou em 2010, através do Projeto Imbituvão, com foco na área de manejo e preservação florestal. O professor Afonso Figueiredo Filho, que é coordenador do projeto, explica que a atual visita faz parte de outra atividade desenvolvida em colaboração, que oportuniza o intercâmbio entre professores de ambas universidades. “Essa visita, especificamente, é uma consequência de um projeto liderado por um professor de Rottenburg, Arthur Petkau. Esse projeto visa reuniões com professores da Unicentro, professores de Rottenburg, num sentido de discutir ideias novas para projetos que poderiam ser desenvolvidos aqui no Brasil”.

Uma das ideias discutidas foi a expansão das pesquisas científicas desenvolvidas em conjunto por pesquisadores das duas instituições, como enfatiza a professora Monika. “Unicentro e HFR [Universidade de Rottenburg] são duas universidades que vêm colaborando há muitos anos, principalmente no campo das Ciências Florestais. Agora, nós tentamos expandir a colaboração para outros campos de pesquisa, por exemplo, o campo do Turismo e de Marketing de Produtos Regionais”. Pela primeira vez no Brasil, as professoras também aproveitaram a ocasião para conhecer áreas de manejo florestal da região de Irati.

Visitas técnicas fizeram parte de programação das professores na Unicentro (Foto: Coorc)

Para a coordenadora de Relações Internacionais da Unicentro, professora Cibele Lemke, o convênio entre universidades reforça a necessidade de dedicação a uma língua estrangeira durante a graduação. “Por meio da aprendizagem de línguas, as portas se abrem. Falar de cooperação internacional é falar, também, da aprendizagem de línguas. Por isso, é muito importante que os estudantes, professores, todos àqueles interessados em participar de intercâmbios e de cooperação internacional, estejam inseridos na aprendizagem de uma língua estrangeira”, enfatiza Cibele.