Acadêmica de Geografia da Unicentro tem trabalho de conclusão de curso premiado pelo Crea

Acadêmica de Geografia da Unicentro tem trabalho de conclusão de curso premiado pelo Crea

A acadêmica de Geografia da Unicentro Mariza Aparecida Duda do Amaral teve seu trabalho de conclusão de curso (TCC) premiado entre os melhores do estado pelo  Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR). O prêmio tem como objetivo valorizar o conhecimento técnico e científico das áreas de Engenharia, Agronomia e Geociências, proporcionando a difusão da produção acadêmica aos profissionais.

Com cerca de 300 trabalhos inscritos, duas etapas foram realizadas: uma regional, nas oito filiais regionais, e outra etapa final, com os vencedores do estado. Com orientação do professor Adalto Gonçalves de Lima, Mariza apresentou o trabalho intitulado “Vulnerabilidade de área de recarga hídrica associada à zona fraturada em um ponto da BR-277, Bacia do Rio das Pedras, Guarapuava – Paraná” e conquistou a segunda colocação na modalidade Agrimensura.

O trabalho trata de um estudo integrado e inovador na interface da geologia estrutural, fala dos recursos hídricos e impactos de rodovia na qualidade da água subterrânea. A gente fez a análise dos dados coletados e o mapeamento, utilizando o sistema de informação geográfica. O objetivo com esse trabalho é que ele seja um piloto para futuros estudos mais aprofundados na gestão dos recursos hídricos, considerando características geológicas, impactos causados por rodovias e o uso do geoprocessamento como um instrumento de análise mais aprofundada”, disse a futura bacharel em Geografia pela Unicentro, já pensando na continuação da pesquisa em uma pós-graduação. “O meu próximo passo é a pós-graduação, pretendo seguir nessa mesma linha de pesquisa, quero ampliar. A gente trabalhou no TCC um ponto, pretendo ampliar, utilizar mais pontos, talvez fazer um zoneamento, uma análise mais aprofundada mesmo”.

Sobre a conquista do prêmio, Mariza considera o reconhecimento de um trabalho que é resultado de vários fragmentos de aprendizado contínuo, desde o momento em que ingressou no curso até o momento do TCC. “Eu considero como um incentivo à pesquisa. A Geografia tem muito a oferecer e, às vezes, a gente fica muito fechado dentro do nosso departamento e não mostra do que a Geografia é capaz. O estudo de Geografia é muito amplo, muito grandioso e ele precisa ser mostrado para a sociedade. Eu dedico esse prêmio ao departamento, aos professores do departamento, todos eles, porque a dedicação deles é extrema, sempre buscando nos aprofundar, nos mostrar as coisas de uma forma clara. No momento, a gente está vivendo um período em que a educação vem sofrendo bastante, então quando a gente tem um trabalho reconhecido, é um orgulho muito grande, tanto da gente, do nosso orientador, do nosso trabalho, quanto do departamento todo”, declarou.

Os três melhores TCCs de cada modalidade serão publicados na revista técnico-científica do Crea-PR e expostos no Encontro Paranaense de Entidades de Classe (Epec) e no Fórum de Inspetores do Crea-PR. Além disso, todos os TCCs inscritos são disponibilizados na Biblioteca Virtual do Conselho.

Deixe um comentário