Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Comunitário inaugura novas instalações no Câmpus Irati

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Comunitário, o PPGDC, inaugurou suas novas instalações durante a aula magna deste ano letivo. Agora, o programa conta novas salas de aulas para atividades acadêmicas e com auditório próprio, que leva o nome de Mario Henrique de Mattos em homenagem póstuma ao estudante que concluiu sua dissertação em 2020. Em sua pesquisa, Mario investigou os cuidados com a saúde e os desafios vivenciados por homens trans durante a transição de gênero. “Ao abordar essas trajetórias, Mario acompanhou as diversas barreiras de acesso que se impõem a esses sujeitos”, destaca o professor Gustavo Zambenedetti, que foi seu orientador.

Mario faleceu dois meses após a defesa de sua dissertação, que tornou-se um legado do programa de pós-graduação em defesa das políticas públicas para a população LGBTQIA+, como destaca o professor Gustavo. “Mário nos deixa, mas, como não poderia ser diferente, dada a sua intensidade, deixa também diversas marcas que convergem e dialogam com o cerne desse PPG, o seu comprometimento com a produção científica contextualizada e socialmente relevante, a sua implicação ético-política engajada com demandas sociais e comunitárias”.

Além da homenagem ao Mario e a inauguração dos novos espaços físicos, a aula magna contou com uma palestra sobre gênero e sexualidade proferida pelo professor Fernando Seffner, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a UFRGS. Na ocasião, o professor apresentou como esses marcadores sociais dialogam com a sociedade e com as instituições, como a universidade e os serviços de saúde. “Eu queria extrair dois marcadores, que são as questões de gênero e sexualidade, mostrar como elas têm hoje em dia, no cenário atual, uma importância muito grande como geradoras de tensões, conflitos e oposições”, comenta Fernando.

O professor vê no país um movimento de oscilação entre a visibilidade que essas identidades ganharam nos últimos anos e as violências sofridas por questões de gênero e sexualidade ainda existentes. Em sua opinião, é com este cenário que os profissionais devem lidar. “Nos ambientes de trabalho onde se vai exercer a profissão – escola ou posto de saúde, hospital ou clínica – a gente vai encontrar um verdadeiro campo minado. As questões de gênero e sexualidade tornaram-se estruturantes da vida em sociedade”.

Para o coordenador do PPGDC, professor Jó Klanovicz, a aula magna foi um momento de encontro e de reflexão sobre temáticas pertinentes. “Para nós, essa aula magna é muito significativa, porque é a primeira atividade presencial com pessoas de fora da universidade e de fora do programa depois desse período de vivência remota”, afirma. Ele também enalteceu a participação do palestrante. “Ele é uma autoridade internacional no conhecimento interdisciplinar, trabalhando com sexualidade, gênero, saúde, transita muito nos campos entre as Humanas e a Saúde. É um orgulho tê-lo nessa aula magna do programa”.