Universidades estaduais do Paraná integram Rede Paranaense de Laboratórios Multiusuários

As sete universidades estaduais do Paraná assinaram um termo de cooperação técnica, formalizando a criação da Rede Paranaense de Laboratórios Multiusuários. A cerimônia foi realizada no Auditório Central do câmpus Cedeteg, em Guarapuava, durante o 12º Simpósio de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da Unicentro.

Desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), o projeto tem por objetivo ampliar o suporte para o desenvolvimento em ciência, tecnologia e inovação, a partir das estruturas de pesquisa já existentes. O foco é o compartilhamento de infraestruturas laboratoriais entre o Tecpar, as universidades estaduais e outras instituições para o desenvolvimento de ensaios direcionados a gerar benefícios para a população. Os Laboratórios Multiusuários são ambientes que compartilham equipes e instalações entre usuários internos e externos à instituição nas atividades de pesquisa e desenvolvimento.
Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unicentro, professor Marcos Ventura Faria, a rede busca oferecer um parque maior de equipamentos aos pesquisadores, resultando em uma melhora no desenvolvimento da ciência nas universidades. “O objetivo principal dessa rede é poder congregar em um sistema toda a infraestrutura multiusuária de pesquisa que existe nas universidades e nos centros de pesquisa do Paraná, para tornar acessível e disponibilizar a todos que desenvolvem pesquisa, todos os pesquisadores vinculados a essas instituições, buscando o desenvolvimento da pesquisa de maior qualidade”, diz.

Anteriormente as parcerias e cooperações eram feitas de modo bilateral. A partir de agora, toda a gama de equipamentos disponíveis estará à disposição de docentes, discentes e pesquisadores das sete universidades estaduais. “Já existem algumas cooperações firmadas entre pesquisadores, com seus grupos de pesquisas com várias instituições. Mas agora tem esse termo de cooperação, que vai ser disponibilizado via instituições. Então, vai facilitar com que todas as instituições conheçam todos os equipamentos que existem nas instituições vinculadas a essa cooperação. Assim, docentes, alunos e pesquisadores vão poder visualizar o que tem disponível de equipamentos de ponta, por exemplo, aqui no nosso estado do Paraná. Isso vai facilitar bastante e vai dar, com certeza, um impulso no desenvolvimento da pós-graduação no nosso estado”, complementa o diretor do câmpus Cedeteg, professor Ricardo Miyahara.

Assinatura do Termo de Cooperação foi acompanhado pela comunidade universitária (Foto: Coorc)

Para Marcos, a cultura de uso multiusuário tende a ser cada vez mais incentivada e influi diretamente no desenvolvimento da pesquisa e da pós-graduação. “A integração entre os pesquisadores e os grupos de pesquisa das universidades do Paraná já existe. É comum que pesquisadores da Unicentro utilizem laboratórios de outras instituições e é também comum que pesquisadores de outras instituições venham a Unicentro utilizar um determinado equipamento específico que nós temos. Mas o objetivo da rede também seria ampliar e fortalecer a visibilidade dessa infraestrutura, que todos possam ter conhecimento dos equipamentos e laboratórios que estão distribuídos nos institutos de pesquisa e nas universidades do Paraná. É importante também para que haja um fortalecimento, um entrosamento maior entre grupos de pesquisa, porque a pesquisa entre grupos dentro do estado e fora do estado – e até internacionalmente –  hoje é uma demanda importante. Ela é necessária para que a pesquisa caminhe a passos mais largos, com resultados mais efetivos”, declara o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação.

Reunindo reitores, vice-reitores e representantes das Universidades Estaduais do Centro-Oeste (Unicentro), de Ponta Grossa (UEPG), do Oeste (Unioeste), de Londrina (UEL), do Norte do Paraná (UENP), do Paraná (Unespar), de Maringá (UEM) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o evento foi classificado como um dia histórico para as universidades estaduais.