Crianças têm espaço garantido na Unicentro

A Unicentro conta, desde 2011, com o Laboratório de Educação Infantil. O ambiente lúdico-pedagógico é dividido em sala de leitura e brinquedoteca, e recebe crianças de até dez anos de idade. A coordenação do espaço está sob a responsabilidade das professoras Sabrina Pla Sandini, Mariulce Leineker e Aliandra Mesomo Lira. “Temos leitura e contação de histórias, dramatizações, atividades diversas relacionadas à leitura, literatura e música, brincadeiras variadas com blocos de montar, brinquedos de encaixe, fantoches, artes plásticas, massa de modelar, dentre outras atividades pedagógicas”, conta a professora Aliandra sobre são as atividades desenvolvidas com as crianças.

A docente ainda explica que as atividades são destinadas aos filhos de servidores da universidade, crianças de instituições públicas de educação infantil conveniadas e de pais que estejam em atendimento no Núcleo de Estudos de Defesa e Direitos da Infância e Juventude da universidade. “Sua função primeira é de formação pedagógica. Portanto, não se trata de um serviço de creche, educação infantil ou assistência. Caso haja interesse de frequência da criança no espaço de permanência para brincadeira, indicamos que procurem a sala, que fica localizada no corredor central do câmpus Santa Cruz ou, também, podem fazer contato via telefone confirmando o funcionamento no dia e o horário pretendido”.

O Laboratório de Educação Infantil funciona nas segundas, terças, quintas e sextas, das 8h às 11h45 e das 13h às 16h45. Nas quartas-feiras não há atendimento ao público. Os pais ou responsáveis que desejam atendimento para os filhos devem fazer o agendamento pelo telefone (42) 3621-1496. Cada criança pode permanecer no local por até duas horas. A professora Aliandra reforça o convite para o local destacando os benefícios das atividades para o desenvolvimento infantil. O Laboratório representa um importante espaço para o exercício de uma infância sadia, com lugar para brincadeira, imaginação e criatividade, acolhendo crianças não só da comunidade interna da universidade, mas também de instituições de educação infantil do município”, conclui.