Aleitamento materno é tema de roda de conversa do Projeto Cuida Bem

Reforçar a importância da amamentação e orientar as mulheres gestantes e puérperas. Este é o principal objetivo da campanha mundial Agosto Dourado, nomeada em alusão ao padrão ouro de qualidade do leite materno. A Unicentro participou da ação global com diferentes ações de promoção e incentivo ao aleitamento. Uma delas foi organizada no câmpus Irati pelo projeto de extensão Cuida Bem, desenvolvido por professoras e alunas dos cursos de Fonoaudiologia e Psicologia. “É um projeto interdisciplinar, que está sendo desenvolvido na universidade desde 2017 e nasceu justamente por entendermos que o cuidado com essa primeiríssima infância é um cuidado multidisciplinar e interdisciplinar”, conta a professora Caroline Guisantes de Salvo Toni, uma das coordenadoras do projeto.

A amamentação exclusiva é recomendada pela Organização Mundial da Saúde durante os seis primeiros meses de vida do bebê. Mas o aleitamento materno, enfatiza a também coordenadora do Cuida Bem, professora Cristina Fujinaga, é indicado até os dois anos ou mais. “Esse tempo do ‘mais’ é decidido sempre pela dupla mãe-bebê e também pela sua família”, diz.

Para reforçar a importância do tema, o projeto extensionista promoveu uma roda de conversa com estudantes dos cursos da saúde para esclarecer dúvidas e prepará-los enquanto profissionais. “Se construiu o evento como uma forma de, àquilo que tem sido trabalhado via redes sociais e junto às secretarias de saúde de alguns municípios, poder chegar também a nossa comunidade interna, tendo em vista que temos potenciais profissionais de saúde, além de futuros pais, mães, parceiros e parceiras”, explica a professora Caroline.

Atividade foi conduzida por acadêmicas de Psicologia e Fonoaudiologia (Foto: Coorc)

O encontro foi conduzido pelas alunas bolsistas e voluntárias do Cuida Bem através de apresentações e questionamentos aos participantes. “A ideia”, discorre Caroline, “é construir um protagonismo desse discente”. Segundo a professora, as atividades práticas auxiliam no desenvolvimento de habilidades e competências das alunas. “Todas as ações que são realizadas pelo projeto são construídas a partir do trabalho dessas alunas sob supervisão. Com isso, a gente fortalece essa ideia do que é um projeto de extensão, trazendo nosso discente para esse lugar de construtor de conhecimento”.

Para a Giovanna de Andrade Roberti, o conhecimento sobre a amamentação é de grande importância, não só para as extensionistas, como também para todos discentes das áreas da saúde. “A gente sabe que a amamentação é muito importante no desenvolvimento. Então, a gente quer incentivar esse processo. O desmame precoce é muito causado, também, pela falta de informação”, afirma a aluna de Psicologia. Foi através das temáticas trabalhadas no Cuida Bem que a Giovanna se interessou pela atuação da psicologia no período pós-parto. “Eu, particularmente, quero muito trabalhar nesse campo com a psicologia perinatal, com gestantes, mulheres, bebês. Então, é muito importante fazer essas falas para agregar cada vez mais conhecimento e, também, para poder passar mais conhecimento para frente”, finaliza.