Unicentro realiza 12º Simpósio de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação

A Unicentro realizou, essa semana, o seu 12º Simpósio de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação. Organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, o evento teve por objetivo suscitar discussões e reunir os pesquisadores da instituição – professores, doutorandos, mestrandos e alunos de iniciação científica. Durante o evento, foram abordados temas como a importância da pesquisa desenvolvida na pós-graduação, os impactos da avaliação dos programas, participação das mulheres na ciência, saúde mental, infraestrutura multiusuária de pesquisa, produção científica, inovação e empreendedorismo.

É tradição na Unicentro a realização do Simpósio de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, compondo um ambiente para pautar nossas conquistas, os anseios e os rumos da pesquisa e da formação de recursos humanos qualificados, resultantes da nossa pós-graduação”, conta o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Marcos Ventura Faria.

Comunidade universitária se reuniu para discutir os rumos da pesquisa (Foto: Coorc)

Fruto de uma política institucional de verticalização, a maturidade da Unicentro na pós-graduação, segundo o professor Marcos, pode ser observada a partir dos números. “Até 2011, a Unicentro tinha mais (professores) mestres do que doutores. Atualmente, o corpo efetivo de docentes da Unicentro tem mais de 75% de doutores. Essa capacitação foi decisiva para o avanço da nossa pós-graduação. Atualmente são ofertados 17 cursos de mestrado e nove cursos de doutorado nas diferentes áreas do conhecimento. Cerca de 2.100 mestres e doutores foram titulados já na Unicentro e hoje temos em torno de 850 alunos matriculados”, diz.

Para Marcos, o grande motor desse crescimento ao longo das últimas duas décadas se deve ao fator humano. “A pós-graduação na Unicentro é um grande projeto. É um projeto começou no início dos anos 2000. Eu acredito, principalmente, que esse projeto vem dando certo por causa das pessoas. Acima de qualquer infraestrutura que a gente tenha. Laboratórios e equipamentos são necessários, obviamente. Mas, em primeiro lugar, são as pessoas que querem construir a pós-graduação na nossa instituição”.