Unicentro inaugura PET Saúde no câmpus Irati

O Setor de Ciências da Saúde do câmpus Irati (SES/I) promoveu o lançamento do Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET Saúde), durante a aula inaugural deste ano letivo. Para isso, o evento contou com uma palestra do professor Derivan Brito da Silva, da Universidade Federal do Paraná, sobre a integração ensino-serviço-comunidade que, segundo o professor, contribui para uma formação transformadora dos estudantes. “Eu acredito que a formação do profissional de saúde não pode ficar distante dessa articulação ensino, serviço e comunidade. Para quando ele se torne um recurso humano para o SUS, que ele tenha esse conhecimento e esse alinhamento com o serviço”, afirma Derivan.

O PET Saúde, explica o coordenador do programa na Unicentro, professor Silvano Coutinho, é um programa federal que oportuniza aos alunos a atuação direta com o serviço público de saúde. “Isso pode nos trazer benefícios, onde o aluno pode aprender na realidade em que ele vai trabalhar. Além dele estar estudando na universidade, ele vai lá na prática tentar aprender com essa realidade”. Segundo o professor, o programa também auxilia os próprios docentes envolvidos. “No contato com essa realidade, podemos pensar e repensar, inclusive, os nossos currículos, se eles estão organizados, se as nossas disciplinas estão organizadas de forma a dar conta de responder as necessidades, tanto do serviço, dos profissionais que atuam, como a necessidade da população”.

As atividades do PET Saúde na Unicentro ocorrerão em dois eixos: na assistência e na gestão. O coordenador detalha que o eixo da assistência é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Rebouças, nas áreas de Psicologia e Fonoaudiologia. Já o da gestão é uma parceria com a 4ª Regional de Saúde, que abrange Irati e outros oito municípios, e terá a participação de alunos dos três cursos – Fonoaudiologia, Psicologia e Educação Física. “É uma excelente oportunidade dos cursos trabalharem juntos, desde nós professores até os alunos”, relata Silvano.

O professor Silvano, coordenador do PET Saúde, explica que o projeto trabalhará em duas frentes (Foto: Coorc)

Uma das participantes é a Nathany Santana Braga, que compõe o grupo de bolsistas que atuam na assistência. As atividades desse eixo, segundo a aluna de Psicologia, iniciaram com pesquisas sobre o perfil da população de Rebouças e levantamentos dos índices de suicídio no município. “A partir desse rastreio inicial, a gente pode propor formas de conscientização, tentar atender algumas demandas da população”, conta Nathany. Ela também destaca a expectativa em colaborar com a atuação profissional. “A gente conversou com alguns profissionais, de algumas unidades de Rebouças, e eles têm grandes expectativas. A gente pretende atender essas expectativas, pelo menos, nos esforçando e entregando um bom trabalho, estar lá esse um ano compondo a equipe. Estão todos muito animados”.

É o que também relata a Isadora Balbinotti em relação ao eixo da gestão. “Já estou me sentindo muito sortuda por ter a oportunidade de fazer parte desse projeto. Tenho certeza que vai nos tornar profissionais muito mais capacitados e com um olhar muito mais humano para a saúde pública”, comenta a aluna. Isadora também é aluna de Psicologia e espera que, com o PET, possa agregar novos conhecimentos à formação. “Nosso objetivo é desenvolver projetos acerca da gestão das práticas de trabalho e ensino em saúde, e também realizar o monitoramento do nosso sistema de saúde, o SUS, em relação aos custos, infraestrutura, as tecnologias de informação, comunicação, essas coisas”, finaliza.