Programa de Pós-Graduação em Educação abre inscrições para alunos regulares

Estão abertas as inscrições para a seleção de novos alunos do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unicentro, o PPGE. O processo seletivo contempla estudantes interessados em ingressar no mestrado ou doutorado e que queiram desenvolver projetos relacionados à educação, dentro de uma das duas linhas de pesquisa do programa – “Políticas educacionais, história e organização da educação brasileira” e “Educação, cultura e diversidade”. A inscrição é gratuita e pode ser feita até o dia nove de setembro, pelo site https://evento.unicentro.br/site/ppge/2023/1.

Para a turma de 2023, são 14 vagas destinadas a alunos de mestrado e nove para o doutorado. Segundo a coordenadora do PPGE, professora Poliana Fabíula Cardozo, podem se inscrever graduados ou pós-graduados de diversas áreas de formação. “Nós temos discentes oriundos de todas as áreas do conhecimento, da informática, da psicologia, de licenciaturas diversas, do turismo, da comunicação. São áreas que comumente nos procuram”. O essencial, no entanto, é ter interesse por temáticas educativas. “É um programa de pós-graduação que é bastante diversificado, que abriga distintas formações profissionais, mas é um programa em educação. O projeto tem que dizer respeito diretamente à educação”, enfatiza a professora.

A seleção para o mestrado ocorrerá em três etapas: prova escrita, avaliação do projeto de pesquisa e entrevista. Já os candidatos para as vagas de doutorado terão que desenvolver somente o projeto e participar da entrevista. Para a formulação do projeto, segundo Poliana, a recomendação é averiguar as temáticas de interesse dos professores e professoras do programa. “Se o candidato ou candidata for visitar o site do PPGE/Unicentro, ele vai ter lá uma aba chamada ‘corpo docente’. Então, vai ter o corpo docente separado por linha de pesquisa e a indicação do Currículo Lattes de cada professor ou professora e, respectivamente, quais são os seus temas de orientação”, explica.

Outra sugestão importante é verificar se a proposta se enquadra nas linhas de pesquisa. “O caminho mais seguro é você propor um projeto que você possa sustentá-lo metodologicamente e que tenha abrigo dentro das temáticas das linhas de pesquisa. Nesse sentido, para a preparação para a prova escrita e, depois, para a entrevista, é o mesmo. É você se sustentar metodológica e teoricamente dentro das temáticas da linha que você vai escolher e conseguir discorrer a respeito disso”, finaliza a coordenadora.