Inscrições para o PAC Unicentro terminam em cinco dias

Reta final de inscrições para os interessados em participar da edição 2022 do Programa de Avaliação Continuada da Unicentro. Estudantes do Ensino Médio têm só até a próxima quarta-feira, dia 17, para se registrarem. O PAC é uma das possibilidades de acesso aos cursos superiores ofertados pela universidade. “O PAC”, avalia o estudante Gabriel Pereira Fernandes, aluno do segundo ano do Ensino Médio, “é uma oportunidade a mais de entrar num curso que eu quero e que eu sei que vou gostar”.

A diferença do Processo de Avaliação Continuada em relação ao Vestibular, que conta com uma etapa única de seleção, é que o estudante participa de três provas – uma ao final de cada ano do Ensino Médio. E foi justamente essa característica que mais chamou a atenção do Gabriel, que fez e etapa 1 do PAC em 2021 e, esse ano, se prepara para fazer as provas da segunda etapa. “No PAC são os conteúdos do ano, o que a gente acabou de ver, tudo muito mais fresco no cérebro e, também, é muito menos coisa para estudar e dá para revisar em menos tempo”, diz.

Podem participar do PAC somente estudantes regularmente matriculados no Ensino Médio. Alunos do primeiro ano fazem o PAC 1, da segunda série o PAC 2, e os do terceirão o PAC 3. Além disso, só pode fazer o PAC 2 quem realizou as provas do PAC 1 e o PAC 3 é exclusivo para quem fez as provas das etapas 1 e 2 do Processo de Avaliação Continuada. “As provas do PAC”, explica Maria Mores Pinto, que é coordenadora de Processos Seletivos da Unicentro, “são realizadas em um único dia, com duração de quatro horas. As provas são compostas de uma redação e de 50 questões objetivas do conteúdo estudado na série correspondente à etapa”. Nesse ano, o processo seletivo está agendado para nove de outubro.

As inscrições para o PAC devem ser feitas pela página do programa, no site da Unicentro. O valor da inscrição varia de acordo com a etapa. Assim, o valor do PAC 1 é de 80 reais, a taxa do PAC 2 é 70 reais e 60 reais para o PAC 3. A opção pelo curso é feita pelo estudante apenas quando ele realiza a inscrição para a terceira etapa do Programa de Avaliação Continuada. A Unicentro reserva 10% do total de vagas ofertadas para entrada anual para participantes do PAC.