Doutoranda em Química Aplicada realiza intercâmbio em universidade belga

A mobilidade acadêmica e os acordos de cooperação internacional têm ganhado destaque na Unicentro nos últimos anos. Fruto de uma dessas parcerias, a acadêmica do doutorado em Química Aplicada da Unicentro, Dienifer Horsth, está realizando intercâmbio na Universidade de Mons, na Bélgica.

Há quatro meses no país, Dienifer leva uma rotina focada no desenvolvimento da sua pesquisa, apesar do ritmo diferente na nova universidade. “Eu passo o dia no laboratório, desenvolvendo meu projeto de pesquisa. Aqui, eles têm um ritmo diferente, assim como o ano letivo é diferente. Por exemplo, agora nesse período de julho e de agosto, eles estão em férias, mas a pesquisa continua sendo desenvolvida mesmo assim no laboratório no qual eu trabalho”, conta Dienifer.

Dienifer pretender defender tese antes de retornar ao Brasil (Foto: arquivo pessoal)

Aos 26 anos, Dienifer é graduada em Química Bacharelado e mestre em Química Aplicada pela Unicentro. Ao longo da sua carreira acadêmica, ela tem trabalhado na área de Química Inorgânica, com foco em recuperação e reciclagem de alumínio metálico. Uma pesquisa que concilia interesses socioeconômicos e de sustentabilidade. “Aqui eu dou seguimento à minha linha de pesquisa no Brasil, que é a reciclagem de alumínio metálico para obtenção de pigmentos inorgânicos sintéticos para aplicações desafiadoras, em que a gente estuda esses pigmentos para ver quais são as funcionalidades deles e o que mais eles podem atribuir, além da cor”, diz.

O acordo de doutorado firmado entre a Unicentro e a Universidade de Mons estabelece o regime de cotutela, ou seja, a cooperação científica com o objetivo de realizar a tese de doutorado sob supervisão conjunta. Ao final dos dois anos de intercâmbio, Dienifer espera obter o título de doutorado em ambas as instituições. “Os próximos passos são dar continuidade a minha pesquisa, lapidar ela até estar pronta para ser defendida até o fim da mobilidade internacional – eu vou defender o meu doutorado aqui. Então, essa é a minha principal expectativa, que é deixar a Bélgica sendo doutora”, finaliza a doutoranda.