Professor da Unicentro desenvolve tabela periódica interativa 

Professor da Unicentro desenvolve tabela periódica interativa 

A realidade aumentada está em jogos e em aplicativos de entretenimento, fazendo parte do dia a dia de muita gente, em especial dos jovens. No entanto, ela ainda é pouco usada quando o assunto é educação. Foi pensando nisso que o professor André Gallina, do Departamento de Química da Unicentro, decidiu utilizar a tecnologia em suas aulas. Ele desenvolveu uma tabela periódica interativa, que vai permitir aos estudantes, a partir de um aplicativo para celular, ter acesso à informações sobre os elementos da tabela, fazer conexões entre eles e a distribuição eletrônica. “A ideia surgiu logo no início do semestre, quando eu estava fazendo o planejamento da disciplina. Consegui trazer esse aplicativo e montar a tabela periódica junto de umas alunas que estão fazendo estágio em docência na disciplina”, comenta o docente. 

O aplicativo utilizado por André Gallina se chama RappChemistry e pode ser baixado, de forma gratuita, na Playstore para os celulares Android. “Não tem que fazer login, não tem que fazer nada. Você vai baixar o aplicativo, apontar a câmera do celular para a tabela que fizemos e os átomos e os elementos já pulam na tela e você consegue ver quantos elétrons têm, a distribuição eletrônica. É muito fácil de usar”, complementa o professor.

Para André, a tecnologia pode ser uma aliada de professores que buscam chamar a atenção dos estudantes, ao aproximar conhecimento e pesquisa da realidade dos alunos. “Os jovens estão vindo diferentes, com  outros incentivos durante a adolescência – celular, computador, videogame – e isso é algo próximo a eles, essa interação. Então, eu acho que a gente tem que ir por aí agora, com essas novas tecnologias, para tentar fazer a química, nesse caso, ser algo mais leve e não muito longe do que eles já vivem no dia a dia deles. Eu vejo como sendo o futuro da parte de ensino”, avalia. 

Informações sobre os elementos da tabela periódica podem ser consultadas pelo aplicativo (Foto: Coorc)

Se você se interessou pelo projeto do professor André Gallina, a tabela ficará disponível nos laboratórios didáticos, localizados no Bloco da Química, que fica no Campus Cedeteg. “A ideia é colocar essa (tabela) interativa ao lado da outra, tradicional. Vai ter todas as instruções na lateral para quando quem estiver passando por ali quiser experimentar”, explica.

Deixe um comentário