Curso de Pedagogia Indígena recebe melhorias estruturais

Em seu quarto ano de funcionamento, o curso de Pedagogia Indígena, ofertado pela Unicentro na Terra Indígena de Rio das Cobras, está recebendo melhorias estruturais a partir de ações tanto da universidade, quanto da Prefeitura Municipal de Nova Laranjeiras. As necessidades foram expostas numa reunião entre representantes do Departamento de Pedagogia do câmpus Santa Cruz da Unicentro, da coordenação do curso de Pedagogia Indígena, da Prefeitura e da Terra Indígena.

Durante o encontro, o prefeito Fabio Roberto dos Santos aprovou a instalação de internet no local onde acontecem as aulas em regime alternado de permanência e, também, reparos no prédio – como troca de vidraças e maçanetas. Já a Unicentro montou – a partir de uma parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB) – um Laboratório de Informática. O nosso maior objetivo em realizar as melhorias na unidade avançada da terra indígena é proporcionar a estes alunos uma educação de qualidade”, explica a coordenadora do curso de Pedagogia Indígena, professora Mariulce da Silva Lima Leineker.

O Laboratório de Informática atenderá as necessidades dos formandos, que precisam dos equipamentos e do acesso à internet para o desenvolvimento dos seus Trabalhos de Conclusão de Curso. O curso de Pedagogia Indígena é uma iniciativa inédita e é ofertado desde 2019, pela Unicentro, na terra Indígena de Rio das Cobras. Atualmente, são 54 alunos matriculados – 33 no quarto ano do curso e 21 no segundo. Além disso, já há a demanda do cacique da Terra Indígena por uma terceira oferta de vestibular para o próximo ano.

A expectativa que é esses profissionais formados pela Unicentro supram a necessidades de professores da própria aldeia. “Hoje”, conta Mariulce, “a maioria das pessoas que dão aula lá são brancos. Mas com a iniciativa e com o curso lá já instalado já no seu quarto ano, 25 dos nossos alunos já estão atuando em sala de aula nessas escolas estaduais que lá tem. Então, é uma iniciativa bastante importante por parte da universidade formar os povos indígenas para que eles possam atuar e preservar, assim, essa educação de qualidade para as crianças e para a comunidade em geral”.