Iniciação Científica para o Ensino Médio recebe inscrições de professores orientadores

O Pibic-EM, que é o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio, está com as inscrições abertas. Um dos objetivos da proposta é estimular a participação de estudantes de Ensino Médio no desenvolvimento de pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação. “Incentivar que alunos do Ensino Médio procurem o aprendizado da parte científica e da parte tecnológica e, também, que sejam difusores desse conhecimento, aprendendo técnicas, práticas e ações”, destaca o diretor de Pesquisa da Unicentro, professor Luciano Farinha.

Neste ano, a Unicentro está disponibilizando 50 vagas, que serão distribuídas entre oito colégios de Guarapuava e três de Irati. A primeira etapa do processo de seleção, explica o professor Farinha, é a inscrição do orientador, que deve ser feita até o dia primeiro de agosto. “O professor irá colocar seu plano de atividades, inserir o currículo Lattes e, depois, conjuntamente com as escolas e o Núcleo, nós realizamos seleção dos alunos”, complementa.

Atualmente, a universidade tem, aproximadamente, 40 alunos participando do Pibic-EM. O professor Clodogil dos Santos é orientador de um desses trabalhos. O projeto, conta o docente da área de Matemática, é intitulado “Cultura maker na comunidade”. “Nesse projeto”, afirma, “a gente trabalha com a cultura maker, de mão na massa. Nisso, está relacionado, por exemplo, o trabalho com robótica, com programação, além de outras habilidades manuais”. O professor ainda destaca a importância de incentivar os alunos a desenvolverem pesquisa desde o Ensino Médio. “O grande mérito desse projeto de iniciação científica no Ensino Médio é trazer ao estudante um vislumbre do que é o trabalho científico e o que ele pode fazer em termos de pesquisa científica, mostrando que isso está ao alcance deles”.

As inscrições para os orientadores interessados em participar do Pibic-EM seguem abertas até o dia primeiro de agosto e são feitas exclusivamente pelo Sistema de Gestão Universitária, o SGU. O edital completo pode ser conferido na página do Propesp, no site da Unicentro.