Estudantes da Unicentro são ganhadores de maior premiação da Comunicação do Brasil

Estudantes da Unicentro são ganhadores de maior premiação da Comunicação do Brasil

Todos os anos, estudantes de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda da Unicentro participam da Expocom, que é a maior mostra competitiva voltada para trabalhos práticos acadêmicos da área da Comunicação do país. Em 2022, não foi diferente. A universidade foi representada por 11 trabalhos que, após avaliação online, foram considerados um dos cinco melhores entre os desenvolvidos por instituições dos três estados do sul e, assim, conquistaram a possibilidade de serem apresentados durante o Intercom Sul, realizado entre 16 e 18 de junho, na Universidade do Vale do Itajaí, em Balneário Camboriú.

Depois das apresentações, os vencedores em 62 modalidades – distribuídas entre as categorias Cinema e Audiovisual; Jornalismo; Produção Transdisciplinar; Publicidade e Propaganda; Rádio, TV e internet; e Relações Públicas e Comunicação Audiovisual – foram revelados na cerimônia de premiação, que encerrou o evento. Concorrendo com quase 400 trabalhos de diferentes instituições de ensino superior, as produções acadêmicas da Unicentro foram consideradas as melhores em três dessa modalidades: Jornalismo-Jornal-laboratório; Jornalismo-Produção laboratorial em vídeojornalismo e telejornalismo; e Produção Transdisciplinar-Charge, caricatura ou ilustração. Com a vitória, os três trabalhos estão classificados para representar a região sul do Brasil na etapa nacional da Expocom, em que concorrem os ganhadores das cinco etapas regionais da premiação.

Opine!, produção dos estudantes do segundo ano de Jornalismo 2021, ganhou na modalidade Jornal-Laboratório (Foto: arquivo pessoal)

O jornal-laboratório “Opine!” foi desenvolvido, no ano letivo de 2021, pelos estudantes do então segundo ano de Jornalismo, sob orientação do professor Lucas Pullin. “Eles trabalharam bem, fizeram um produto de qualidade. É um reconhecimento de todo esse esforço deles e de toda dedicação que eles tiveram. É um reconhecimento não só entre eles e entre os colegas da universidade e outros professores. É um reconhecimento externo, o reconhecimento de uma instituição, de uma entidade de pesquisa. Isso mostra que o trabalho que eles fizeram, realmente, é um bom trabalho, de qualidade”, avalia o docente. Lucas não esconde, também a expectativa para o nacional. “A gente é o melhor jornal do sul do país e a gente tem condição de ser o melhor jornal do país”, projeta.

Realizado em grupo por todos os estudantes do segundo ano de Jornalismo da Unicentro, o Opine! foi apresentado, durante o Intercom Sul, pela aluna Kauane Mayle Ferreira. “A premiação foi incrível. Foi linda, linda, linda”, recorda. E, assim como Lucas, ela não vê a hora de representar o sul na etapa nacional do prêmio, que ocorrerá no mês de setembro, na Universidade Federal da Paraíba. “A minha expectativa para o nacional está muito alta, para a gente mostrar a qualidade que nós temos para o Brasil inteiro, né? Mostrar que o nosso jornal universitário é muito legal e que traz reportagens muito importantes. Mostrar isso para outras regiões vai ser muito legal mesmo, mesmo, mesmo”.

O telejornal-laboratório Terceiro Planalto foi o ganhador em Produção laboratorial em vídeojornalismo e telejornalismo (Foto: arquivo pessoal)

Outro trabalho realizado como atividade de disciplina premiado no Expocom Sul 2022 foi o telejornal-laboratório Terceiro Planalto. A acadêmica Amanda Rodrigues representou os estudantes da turma 2021 do terceiro ano de Jornalismo da Unicentro na mostra competitiva. Para ela, ganhar é consequência do comprometimento da universidade com a formação de jornalistas comprometidos com a qualidade da informação. “A gente realmente mostra a importância para a sociedade, para outras pessoas, para quem conhece a gente do que a gente está produzindo dentro da universidade. Foi muito gratificante poder falar para aquelas pessoas do nosso processo de produção, de aprendizado, de como tinha sido para chegar até aquele produto que eles estavam vendo. E foi mais gratificante ainda receber esse feedback, que foi ganhar o prêmio. Para mim, foi um sinal de que a gente estava no caminho, que a gente está no caminho certo”.

Ariane Pereira, professora responsável pela disciplina de telejornal-laboratório da Unicentro, reforça a perspectiva de Amanda. Ela acredita que muito mais que o emprego de tecnologia, é o compromisso com a apuração, com a ética e com o público que fizeram o Terceiro Planalto se destacar entre os telejornais produzidos nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. “Antes de iniciar a prática laboratorial, nós priorizamos pensar as características do jornalismo para ser consumido pelas telas na atualidade. Assim, nós partimos da elaboração de um projeto editorial ancorado no público-alvo e na linguagem mais apropriada para a transmissão da informação. Todas as nossas pautas são definida a partir desse compromisso. E eu tenho convicção que é isso que fez diferença. Há 12 anos, em 2009, nós ganhamos a Expocom Nacional com outro telejornal-laboratório que também chamava Terceiro Planalto. Eu espero, torço para que essa experiência incrível se repita. Afinal, é um reconhecimento para os estudantes que produziram e um super estímulo para aqueles que ainda vão passar pela disciplina”, avalia.

A acadêmica Sandy representou o trabalho A voz dos sinais, ganhador em Charge/caricatura/ilustração (Foto: arquivo pessoal)

O terceiro trabalho premiado é a ilustração “A voz dos sinais”, realizado como Projeto Experimental em Jornalismo da agora egressa Sandy Palczuk, com o apoio de outros estudantes, como o aluno de Publicidade e Propaganda Henrique Gomes Andrade. “Participar do Intercom já é uma experiência incrível e apresentar um trabalho na Expocom é uma experiência muito mais incrível. Porque você tem muito orgulho do seu trabalho e você ainda vê trabalhos muito incríveis também. A premiação, por mais que você tenha aquela expectativa, você não espera e é muito incrível a sensação – você quer agradecer a universidade, você quer agradecer aos teus orientadores, os seus colegas que participaram de toda a produção. É extremamente incrível”, conta Sandy.

Após a premiação na etapa regional, o orientador do trabalho, professor Sérgio Kulak, já conjectura as chances da produção ganhar também a fase nacional. “É um trabalho muito consistente. Então, acredito que temos boas chances de vencer a etapa nacional – lógico com excelentes trabalhos, provavelmente, como concorrentes. Mas o trabalho está muito bem feito, com muito planejamento, foi um trabalho em muitas mãos. Então, acredito que a gente vai a gente vai forte para essa disputa e com boas chances”.

A vice-chefe do Departamento de Comunicação Social, professora Elisa Roseira, acredita que o resultado da premiação é uma vitrine para o curso de Jornalismo e para a Unicentro. Afinal, “mostra a qualidade dos produtos elaborados por nossos alunos. Ou seja, demonstra que a dedicação deles e a orientação dos seus professores levaram seus trabalhos a serem considerados os melhores entre muitos outros, de muitas instituições. Isso reflete de uma forma muito positiva também para a Unicentro, que tem seu nome representado nesses alunos e por seus trabalhos como uma instituição à frente das demais que competiram nessas categorias”, finaliza.

Deixe um comentário