Cátedra de Empoderamento e Empreendedorismo Feminino forma primeira turma

A Unicentro participou da cerimônia de formatura do programa Potencial Feminino, coordenado pela Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres de Guarapuava, que conta com a parceria do Senac e da universidade. Na cerimônia, aproximadamente 100 mulheres foram certificadas pela participação em um dos cinco cursos ofertados – Excelência no Atendimento de Recepção; Marketing e Vendas; Práticas Administrativas; Hambúrguer Artesanal; e Limpeza e Higiene Hospitalar.

A participação da Unicentro na formação dessas mulheres se deu por meio da Cátedra de Empoderamento e Empreendedorismo Feminino, vinculada à Pró-Reitoria de Planejamento da Unicentro. “A Cátedra é um projeto que tem o objetivo maior de trabalharmos o empreendedorismo e o empoderamento econômico de mulheres. Tem um objetivo imenso de emancipação socioeconômica da mulher”, conta Loide Salache, uma das coordenadoras da Cátedra. Pela parceria, a universidade disponibilizou um espaço no campus Santa Cruz para a realização dos cursos, a Sala Lilás. Além disso, a Cátedra também ministrou para as mulheres formandas o curso “Empoderamento, Empreendedorismo, Inovação e Empregabilidade”.

A secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Priscila Schran, destaca como a contribuição da Unicentro agregou qualidade à formação das cursistas. “A gente sabe que, às vezes, o acesso ao trabalho não está disponível para todas as pessoas, o trabalho registrado, mas a possibilidade do empreendedorismo pode ser incentivada e qualificada”.

O reitor da Unicentro participou da entrega dos certificados (Foto: Coorc)

Isabel Albuquerque fez o curso de Hambúrguer Artesanal e celebra a oportunidade de capacitação. “Foi uma honra, realmente, fazer parte desse curso. Além de serem gratuitos, esses cursos têm a parceria com a Unicentro, que é uma das grandes universidades que existem, é referência. O mercado de trabalho está buscando profissionais cada vez mais capacitados, mais qualificados e esses cursos são de alta qualidade”, diz.

Com o sucesso das turmas recém-formadas, a perspectiva, ressalta o pró-reitor de Planejamento da Unicentro, professor Maurício Atamanczuk, é dar continuidade à parceria e ampliar a oferta de cursos. “A medida que esse projeto vai ganhando corpo, vamos buscando alinhar com os objetivos dos ODS’s, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e, a partir disso, quem sabe, ter o suporte e o apoio da ONU, com o credenciamento do projeto. Essa é a missão e a visão do projeto, buscando sempre trazer novas parcerias e mais recursos para realizar mais ações com essa característica”.

O reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes, participou da cerimônia de formatura e projeta que, com a formação recebida, as alunas poderão ampliar as perspectivas profissionais. “Estou bastante convicto de que muitas das participantes desses cursos terão, de agora para frente, um futuro melhor porque receberam uma boa capacitação e também aprenderam um pouquinho sobre o que é ser uma mulher empreendedora. Nós acreditamos que esses cursos farão a diferença na vida de muitas das participantes”, finaliza.