Unicentro é parceira na realização da 9ª Semana do Meio Ambiente

Teve início na noite da última quarta-feira, 1º, a 9ª Semana do Meio Ambiente. O evento é resultado de uma parceria entre a Unicentro e a Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Meio Ambiente. Com o tema “Educação Ambiental Revolucionária para além dos ODS”, a programação conta com ações, palestras, oficinas e visitas técnicas.

A cerimônia de abertura, realizada no Teatro Marina Karam Primak, contou com duas palestras focadas em Educação Ambiental. Primeiro, Zysman Neiman (Unifesp) ministrou uma aula sobre os “Desafios da Educação Ambiental para irmos além dos objetivos do Desenvolvimento Sustentável” e, a seguir, Marcos Sorrentino (USP/UFBA) abordou a “Educação Ambiental revolucionária no contexto da crise socioambiental contemporânea”.

A proposta do evento, que é ir além dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), tem relação com fazer mais do que tem sido discutido nas últimas décadas, atuando nas causas e não só nas consequências. “Esse tema traz consigo a ideia da Educação Ambiental como um campo do conhecimento, uma alternativa de mudança do quadro atual de degradação socioambiental, de injustiças sociais, buscando uma mudança. Uma mudança na cultura, mudança de valores que perpassa pela questão individual, nosso estilo de vida e também em termos coletivos, das políticas públicas, porque o momento exige transformações profundas”, explica a docente da Unicentro e uma das organizadoras do evento, Adriana Massaê Kataoka.

O reitor da universidade, professor Fábio Hernandes, enalteceu o trabalho da Unicentro, presente na organização do evento, através de representantes do Departamento de Ciências Biológicas e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, por meio do Núcleo de Educação Ambiental. “Na Unicentro, possuímos um Núcleo de Educação Ambiental, onde muitos docentes têm trabalhado há muito tempo com a temática da preservação do meio ambiente, sobre o meio ambiente na sua amplitude, além da preservação da fauna, da flora, mas também sobre a educação, levar aos estudantes – da educação básica, do ensino superior e à comunidade – a importância da preservação, também sobre a geração de empregos, que trabalhar com a preservação pode gerar também emprego e renda”, disse Fábio, rememorando projetos da Unicentro realizados em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, como o de preservação do rio das Pedras.

A professora Adriana é uma das responsáveis pela Semana de Meio Ambiente (Foto: Coorc)

Para Adriana, o envolvimento da universidade em levar conhecimento sobre essa pauta é de extrema importância. “O Núcleo de Educação Ambiental há muito tempo trabalha a temática ambiental na perspectiva dos três pilares da universidade – ensino, pesquisa e extensão. Além de fazer a pesquisa, nós trabalhamos de maneira muito intensa a extensão, levando a discussão à comunidade, produzindo conhecimento junto à comunidade, porque entendemos a gravidade do momento atual em termos de degradação socioambiental e da importância do engajamento da população para promover as transformações, tanto no âmbito individual quanto coletivo, pensando em uma transformação societária voltada para a sustentabilidade ambiental e para a justiça social, buscando relações mais solidárias entre os seres humanos”.

Para o reitor, a consolidação do evento mostra o protagonismo da Unicentro na região. “Já estamos na 9ª edição deste evento, o que mostra a sua importância e a sua credibilidade. Isto demonstra que nós temos conhecimento, nós temos gabarito para tratar deste tema. Nós temos alguns docentes, pesquisadores e estudantes que estão desenvolvendo atividades em algumas áreas de preservação ambiental em municípios da região, que além de preservar estas áreas, o grupo da Unicentro trabalha com a educação ambiental nos colégios, então a Unicentro tem feito muito bem o seu papel na temática da preservação do meio ambiente”, declarou.

Em junho, mês de aniversário da Unicentro, encerra-se o ano temático em prol da sustentabilidade, quando muitas ações sobre a temática foram desenvolvidas e que terão caráter permanente. “Durante este ano na Unicentro, nós fizemos algumas ações de coleta de lixo eletrônico, também trabalhamos na conscientização da importância da preservação do meio ambiente, na coleta dos resíduos sólidos gerados pela universidade e vamos continuar trabalhando no sentido de termos uma universidade sustentável, uma universidade que pensa cada vez mais no meio ambiente, pensa cada vez mais no próximo”.