11 trabalhos realizados por alunos da Unicentro são finalistas do Expocom Sul

Estudantes dos cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda da Unicentro estão entre os finalistas do Expocom Sul, que é a maior premiação de trabalhos experimentais produzidos no âmbitos das instituições de ensino superior dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Das 65 modalidades do prêmio, a Unicentro é finalista em 11.

Os trabalhos dos nossos alunos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda que estão entre os finalistas do Expocom concorreram com centenas de outras produções das mais diferentes instituições de ensino do país. Estar entre os finalistas contribui para atestar que são trabalhos de relevância, bem produzidos, frutos de um esforço coletivo de alunos, professores, departamento, universidade, que se empenham diariamente na busca de uma formação de qualidade que possibilite ao futuro profissional de publicidade ou jornalismo exercer com ética e competência suas atividades profissionais”, avalia a chefe do Departamento de Comunicação Social, professora Layse Nascimento.

Na categoria Cinema e Audiovisual, são dois trabalhos finalistas – “A libertação da carne”, em Filme de Ficção e em Roteiro de Filme de Ficção. Em Jornalismo, são outros quatro trabalhos – “Jornal Opine!”, em Jornal-laboratório; “Ambientacast, em Produção laboratorial em áudio e radiojornalismo; “Telejornal-laboratório Terceiro Planalto”, em Produção laboratorial em video e telejornalismo; e “Opino, logo existo”, em Jornalismo de opinião. Na categoria Produção Transdisciplinar são dois trabalhos finalistas: “A voz dos sinais”, em Charge, caricatura e ilustração; e “E-studio 1972”, em Comunicação e Inovação. Os outros três trabalhos são finalistas em modalidades da categoria Rário, TV e internet: “Pausa para o café”, em Programa Laboratorial de áudio; “Brasil em frestas”, em Produção audiovisual para mídias digitais; e “Poisedon”, em Website.

Orientador de três trabalhos finalistas, o professor Lucas Pullin acredita que estar entre os finalistas ou ter um colega concorrendo ao prêmio é um estímulo para todos os estudantes dos cursos ligados ao Departamento de Comunicação Social. “É legal, é interessante a gente ver os alunos se empenhando em produzir as justificativas para o Expocom e a expectativa que eles ficam ao serem escolhidos para a final. De uma certa maneira, é a coroação de um trabalho feito ao longo do ano e, para eles, é muito bom ver que esse trabalho que eles fizeram ao longo do ano está entre os cinco melhores da nossa região, da região sul. Isso dá para eles um gás muito interessante, muito bacana. Eles se sentem valorizados, eles sentem o trabalho valorizado”.

Opinião que é compartilhada por Ana Laura Becker, que concluiu o curso de Jornalismo. “Para nós é de grande importância ter os trabalhos finalistas da Expocom porque é um congresso que a gente sempre se inspira e olha os trabalhos. Para nós também é um grande reconhecimento de tudo o que a gente fez na faculdade, na universidade. É muito bom ter o nosso trabalho reconhecido. Além disso, é um portfólio, para a gente, ter os trabalhos finalistas da Expocom, participando da Intercom, que a gente vai lá apresentar. Então, é muito bom ter isso para o nosso currículo e poder mostrar que a gente faz um trabalho muito bem feito”.

Agora, os estudantes se preparam para a apresentação presencial dos trabalhos, que ocorrerá durante o Intercom Sul 2022, que vai ser realizado em Balneário Camboriú, entre os dias 16 e 18 de junho. “Nós estamos com expectativas muito boas para apresentação do nosso trabalho, porque nós temos uma justificativa muito boa para o nosso projeto, então a gente tá bem animada em apresentar isso”, compartilha a aluna do quarto ano de Jornalismo Luana Martins.

Os outros trabalhos têm como alunos líderes Amanda Rodrigues, Anelize Pina Marques, Beatriz Florentino Viana, Henrique Gomes Andrade, Isabelle da Silva Marinho, Ketllyn Brenda dos Santos, Nicoly Bruna Chemilowski Borges, Rayssa Souza Moreira Braga, Thiago de Oliveira. Também são orientadores de produções finalistas Ariane Pereira, Eduardo Yamamoto, Éverly Pegoraro, Lucas Pullin, Renata Caleffi e Sergio Kulak.