Unicentro realiza, de segunda à quinta-feira, Semana de Planejamento

Na próxima semana, entre seis a nove de junho, a Unicentro realiza sua Semana de Planejamento. O objetivo, aponta o reitor Fábio Hernandes, é colocar a comunidade universitária a par das alterações relacionadas à desburocratização do exame final das disciplinas e à Lei Geral das Universidades. “Não se tratam de atividades extensas e são atividades extremamente importantes. Por isso, estamos convocando todos os docentes, sejam eles efetivos, temporários, em disposição funcional, cedidos, enfim, todos os docentes. Os discentes também estão todos convidados, assim como nosso corpo técnico, agentes universitários. Então, toda a comunidade Unicentro está convidada a participar”.

Os quatro eventos que compõem a programação serão remotos e transmitidos pelo canal da Unicentro no Youtube. O primeiro, na segunda-feira, tem como tema a “Avaliação das Aprendizagens no Ensino Superior: adeus exame final?”. A palestra será ministrada pela professora Mary Ângela Teixeira Brandalise, da Universidade Estadual de Ponta Grossa. O mesmo tema estará em destaque na quinta-feira, quando a pró-reitora de Ensino da Unicentro, professora Karina Beckman, abordará as “Alterações no sistema avaliativo das disciplinas dos cursos de graduação da Unicentro” e repassará orientações sobre como deve ocorrer, na prática, a extinção dos exames finais das disciplinas.

“Não teremos mais aquela semana de exames finais. Agora, o professor, ao seu critério e dentro das normativas institucionais, poderá, dentro do período letivo da disciplina, aplicar processos de recuperação. São obrigatórios, mas o professor tem certa autonomia sobre como se darão essas recuperações”, explica o reitor Fábio Hernandes sobre o processo de avaliação continuada.

Na terça-feira, a palestra também terá um viés pedagógica. A professora Michelle Cristiane Silva Toti, da Universidade Federal de Alfenas, falará sobre o “Perfil discente e promoção da permanência”. A temática mais diversa da Semana de Planejamento será abordada na quarta-feira. Nesse dia, o pró-reitor de Planejamento da Unicentro, professor Maurício Atamaczuk, fará uma exposição sobre a Lei Geral das Universidades. Debate que é destacado pelo vice-reitor da universidade, professor Ademir Fanfa Ribas. “Nós tivemos várias mudanças e alterações no que diz respeito à forma de gestão de uma universidade. Por isso, teremos um momento em que serão apresentadas, através de estudos feitos pela Pró-Reitoria de Planejamento e por nossas pró-reitorias, informações mais profundas, conhecimentos mais aprofundados sobre o que reflete, diretamente, a LGU para as universidades”.

Pela relevância dos temas abordados durante a Semana de Planejamento, o reitor Fábio Hernandes e o vice-reitor Ademir Fanfa Ribas reforçam que toda a comunidade universitária está convidada e que o corpo docente da universidade está convocado a participar. “Quanto mais pessoas da comunidade estiverem participando, melhor, porque a informação será dada de uma forma mais completa”, diz Fábio. “Essa é uma preparação coletiva de toda comunidade universitária para receber nossos alunos”, complementa Ademir.