Residência Técnica em Gestão de Ambientes Promotores de Inovação tem aula inaugural

Uma palestra com o diretor-superintendente de Gestão de Ambientes Promotores de Inovação do Parque Tecnológico de Itaipu, general Eduardo Garrido, marcou o início das atividades da Residência Técnica em Gestão de Ambientes Promotores de Inovação. A Restec Gapi tem coordenação da Unicentro, a partir de uma parceria com o Sistema Estadual de Parques Tecnológicos do Paraná, o Separtec, com a Superintendência Geral da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), com a Secretaria da Fazenda (Sefa),  com a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), e com a Secretaria da Agricultura e Abastecimento (Seab), além das demais universidades estaduais do Paraná.

Durante a palestra, o general Eduardo Garrido ressaltou que inovar, sempre, está ligado ao trabalho em equipe e, sobretudo, em partir do ponto que outras pessoas pararam, para que o trabalho, assim, possa sempre avançar. “Os nossos ecossistemas de inovação precisam das inovações sistêmicas. Eles precisam estar atuando naquela região geográfica, contribuindo para o desenvolvimento científico e tecnológico daquela região. Esses ecossistemas são fundamentais para que, principalmente, os nossos jovens sejam estimulados para o empreendedorismo, para a inovação. A cooperação entre as instituições é, cada vez mais, mais fundamental. O trabalho em rede é importante para que, ao compartilhar o conhecimento, nós possamos avançar mais rápido. Temos que ter um foco em que o interesse comum deve sobressair”, chamou a atenção.

A missão da Restec Gapi é formar gestores para o trabalho em ambientes de inovação, além de capacitar os participantes para a liderança. Participam do programa, 44 residentes. Além deles, fazem o curso de especialização 40 servidores públicos estaduais e 60 agentes do ecossistema de inovação do Paraná. “A inovação, hoje, para o desenvolvimento é extremamente estratégica. Quem não pensa em inovação não está sintonizado com o momento. Não é só nos negócios, não é só pensar no mercados, nós precisamos pensar na inovação social”, afirma o coordenador estadual do Sistema Estadual de Parques Tecnológicos e coordenador adjunto da Restec Gapi, José Maurino de Oliveira Martins. “Portanto”, prossegue, “cabe a nós da universidade, cabe a nós do governo do estado oferecer ferramentas para que a sociedade, efetivamente, possa se desenvolver. Precisamos fazer uma inovação que inclua a todos”.

Aula inaugural foi ministrada pelo general Eduardo Garrido (Foto: Coorc)

Durante a aula inaugural, o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, destacou que a residência técnica faz parte da estratégica do estado que objetiva ser o mais moderno e inovador do país. “É nesse sentido que se insere essa estratégia de formar gestores de ambientes promotores de inovação. Cada um de nós aqui está, absolutamente, convencido que a qualificação profissional, a capacitação de pessoal é a melhor estratégia para que se possa fazer avançar um determinado segmento”, frizou.

Na mesma linha, o reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes, enfatizou o papel do ensino superior e das universidades públicas paranaenses no desenvolvimento sócio, econômico e cultural do Paraná. Para a Unicentro, é um orgulho muito grande estar sediando essa residência, estar coordenando a residência. A Unicentro transforma, ela tem transformado muitas famílias, muitas vidas, e eu tenho certeza que com o Gapi, nós vamos sim transformar ainda mais”, finalizou.