Unidade Escola de Enfermagem realiza dia de aplicação da quarta dose contra a Covid-19

Na última segunda-feira, 04, idosos com mais de 60 anos tiveram a oportunidade de tomar a quarta dose da vacina contra a Covid-19 na Sala de Vacinas, localizada no campus Cedeteg da Unicentro. Sandra de Fátima Gomes, de 61 anos, ficou sabendo da campanha pela sua filha, que é agente universitária, e aproveitou a oportunidade. “A quarta dose ali no meu postinho ainda não tem, daí vim tomar aqui. É proteção, né? Eu tenho umas comorbidades e, se eu não me cuidar, eu vou acabar ficando doente. A gente que tem uma idade, tem alguma comorbidade, tem mais é que se vacinar”, disse.

Sandra contou que, sempre que possível, faz uso dos serviços ofertados pela Unicentro. “O atendimento aqui das meninas é louco de bom. O preventivo, elas fazem muito bem feito; marcaram a mamografia para mim; agora fiz a vacina. É bom ter a vacina, ter a farmácia, tudo pertinho de casa, é uma grande ajuda. Eu gosto muito dos serviços aqui da Unicentro”.

Inaugurada em dezembro do ano passado, a Sala de Vacinas faz parte da Unidade Escola de Enfermagem, onde são realizadas diversas atividades do curso nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e prestação de serviços. Professores, acadêmicos e estagiários participam no agendamento e da administração das vacinas.

Entre os vários projetos postos em prática na unidade, o “Aqui tem Vacina” ganhou destaque no contexto da pandemia de Covid-19. “A gente percebeu na tenda de vacinação, quando estávamos vacinando contra o coronavírus, que muitas pessoas não estavam indo vacinar porque não conseguiam sair do seu trabalho. O objetivo principal é o atendimento aos trabalhadores, às pessoas que não conseguem frequentar as unidades básicas nos horários normais. Por isso, nós fazemos esse horário diferenciado, a partir das 17h00”, ressaltou a coordenadora da unidade e docente do Departamento de Enfermagem, professora Alexandra Bittencourt Madureira.

A iniciativa de realizar um dia de aplicação da quarta dose da vacina contra o covid-19 somente para idosos veio para incentivar a vacinação deste público-alvo. “Nós fizemos um contato com a vigilância e vimos que a procura pela quarta dose ainda estava um pouco baixa. Então, resolvemos fazer um dia específico aqui na Unidade Escola para essa população”, esclareceu Alexandra, complementando que as primeira, segunda e terceira doses são aplicadas, em qualquer membro da comunidade, todas as quartas e quintas-feiras, das 17h às 19h, mediante agendamento. O contato deve ser feito pelos telefones 3629-8187, 3629-8102 ou 3629-8185 e também pelo e-mail aquitemvacina@gmail.com.