Empresa de softwares para a área contábil cede direitos de uso para a Unicentro

Estreitar o contato entre a universidade e a sociedade tem sido a tônica da Unicentro nos últimos anos. Para concretizar essa intenção, uma nova parceria entre foi firmada, por meio da assinatura de um termo de cessão de direito de uso de softwares de contabilidade. A cooperação entre a empresa Teorema Sistemas e o Departamento de Ciências Contábeis, como destaca o chefe do Departamento, professor Marcos Aurélio Larson, deve agregar conhecimento ao futuro profissional de contabilidade. “Sentimos a necessidade de ter o aluno e o professor mais próximos dentro dessa estrutura que é a contabilidade no software. Agora, com essa proposta da Teorema, cedendo o software para nós, possibilita agregar ainda mais conhecimento ao nosso futuro profissional, colocando o profissional no mercado de trabalho com muito mais conhecimento da área contábil”.

O software disponibilizado, explica o sócio-proprietário da Teorema, Rui Primak, é um sistema de gestão que contempla a parte administrativa e financeira, integrando a parte contábil com a parte fiscal. A oportunidade de trabalhar com o sistema deve possibilitar que o futuro profissional ingresse no mercado de trabalho melhor capacitado. “Hoje, o maior gargalo que as empresas estão enfrentando, obviamente pela valorização do profissional contábil, é a mão de obra. Hoje temos uma carência muito grande de profissionais. Então, enxergamos nessa parceria com uma instituição madura e séria como a Unicentro, uma forma de podermos capacitar essas pessoas para que possam entrar no mercado de trabalho já entendendo não só a usar a nossa ferramenta, mas outras ferramentas que têm no mercado e trabalham de uma maneira muito parecida”, elucida Rui.

Convênio Unicentro-Teorema vai beneficiar estudantes de Ciências Contábeis (Foto: Coorc)

De acordo com o professor Larson, o software será utilizado nas aulas práticas de laboratório em contabilidade. “Nós vamos formar profissionais capacitados dentro da área contábil que vão ter mais práticas aliadas à teoria. É uma grande conquista para o departamento. É a Unicentro e o Departamento de Ciências Contábeis tendo uma visão de futuro muito além do que se espera e trazendo ótimos profissionais para o mercado de trabalho”.

O vice-reitor da Unicentro, professor Ademir Fanfa Ribas, participou da assinatura do termo de cessão e destacou que um dos grandes desafios da universidade pública é firmar parcerias com o mercado de trabalho. Por isso, o convênio com a Teorema é uma conquista para a instituição. “Essa parceria com a Teorema vai fazer com que o software moderno, aquele que está no mercado e que as empresas utilizam para fazer controle, gestão e planejamento contábil, esteja disponível para os nossos alunos. Estaremos inseridos dentro do que o mercado está oferecendo e pedindo. Isso vai fazer com que o nosso aluno esteja preparado para o mercado de trabalho. É um momento muito importante para o curso de Ciências Contábeis do campus Santa Cruz da Unicentro e também muito importante para a universidade como um marco de parceria”, finaliza.