Escritório de Relações Internacionais busca traçar perfil das ações de internacionalização na Unicentro

Escritório de Relações Internacionais busca traçar perfil das ações de internacionalização na Unicentro

O Eri, que é o Escritório de Relações Internacionais da Unicentro, está realizando duas pesquisas com a comunidade acadêmica. Uma delas tem o objetivo de coletar dados sobre as ações de internacionalização realizadas na Unicentro. O intuito é que estudantes, professores e agentes universitários possam informar ao Eri a sua participação, organização ou promoção de eventos de internacionalização, bem como o desenvolvimento de projetos, parcerias, publicações e até mesmo mobilidades realizadas no âmbito institucional.

“O objetivo do formulário é reunir e analisar informações relativas às ações de internacionalização da comunidade acadêmica da Unicentro que, muitas vezes, não passam pelo Escritório de Relações Internacionais. Nosso objetivo com esse formulário, a partir das respostas, é organizar esses dados e valorizar o processo que vem sendo desenvolvido por discentes, docentes e agentes universitários”, discorre a coordenadora de Relações Internacionais da Unicentro, professora Cibele Lemke.

O formulário para o registro de ações de internacionalização na Unicentro (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScPZfvYu0Oolb42VjIXikuGcKAwSzbiYQtYoSM6YVam4dagiQ/viewform) deve ser preenchido para cada ação internacional realizada, ou seja, se o professor, aluno ou funcionário da instituição realizou mais de uma atividade neste sentido, pode preencher quantas vezes forem necessárias para informar todas as ações. Além dessa pesquisa, outra ainda está sendo divulgada pelo Eri, com o objetivo de traçar o perfil linguístico da comunidade da Unicentro, como explica a coordenadora Cibele. “Nós também estamos lançando três questionários que tem por objetivo conhecer o perfil linguístico da comunidade da Unicentro. Esse projeto é parte integrante de outro que fazemos parte, que é o Projeto DigitaLLinks, composto pelas universidades estaduais do Paraná, pela Universidade Federal do Paraná e pela Universidade de Ulster, na Irlanda do Norte”.

O DigitaLLinks é um portal de informação, acompanhamento e avaliação da pesquisa e de internacionalização realizados nas instituições públicas de ensino superior do Paraná, a partir da integração das equipes para a consolidação e expansão das práticas neste viés. A pesquisa sobre o perfil linguístico da comunidade acadêmica da Unicentro foi dividida em três formulários, conforme a categoria na universidade – professores (https://docs.google.com/forms/d/1xVVf2B8WP2Ba95olKbbPzhBklsxfjlR7Ok3CohzWr7Y/edit?usp=sharing), estudantes (https://docs.google.com/forms/d/1d2l8aQtGBW6obRunET0VCbuiRBf3dyHF2X-eKL2Tvmo/edit?usp=sharing) e agentes universitários (https://docs.google.com/forms/d/1yyhUqTBZ0uReiqounCI80VZIDTt55te1SsLIO89Q_-E/edit?usp=sharing). “O objetivo desses três formulários é aprofundar o conhecimento a respeito da nossa realidade linguística e, com isso, definir políticas linguísticas institucionais e, também, fomentar cursos de línguas, a medida que vermos a necessidade”, explica Cibele.

Segundo a professora, toda essa coleta de informações junto da comunidade da Unicentro vai ajudar a nortear o trabalho do Escritório de Relações Internacionais no sentido de incentivar a internacionalização e formular novidades nesta frente universitária.“Com todas essas ações, o Escritório de Relações Internacionais quer promover o desenvolvimento de mais ações internacionais, promover as que já estão sendo realizadas e quer criar, com isso, uma política, uma postura em que cada ação internacional que é proposta por discentes, docentes e agentes seja de conhecimento de toda a nossa comunidade”.

Deixe um comentário