Departamento de Pedagogia lança Semana Acadêmica de 2022

Departamento de Pedagogia lança Semana Acadêmica de 2022

Em 2022, a Semana Acadêmica de Pedagogia da Unicentro completa 29 edições. E pensando em mostrar a alunos e professores como o curso vem se preparando para o evento, que ocorrerá em março, é que o Departamento de Pedagogia realizou o pré-lançamento da atividade científica. Um dos organizadores, o professor Saulo Carvalho explica que a ideia dessa prévia surgiu da vontade de marcar, de alguma forma, o ano de 2021, em que não foi possível a realização do evento. “Primeiro, para deixar os alunos conscientes, organizados e animados para o ano de 2022. E, depois, como uma forma de marcar a presença da Semana Acadêmica no ano de 2021, para a gente não deixar o ano de 2021 vazio da Semana de Pedagogia”. 

A 29. Semana Acadêmica de Pedagogia vai ser realizada entre os dias 21 a 25 de março de 2022, tendo como tema “Quem educa o educador? A pedagogia na construção de uma educação transformadora”. A programação da atividade conta com palestras, mesas redondas, apresentação de trabalhos, oficinas, minicursos, além de apresentações culturais. O professor Saulo destaca que o evento tem como objetivo possibilitar aos discentes do curso a expansão do conhecimento e das produções acadêmica e científica. Além disso, o evento buscará refletir sobre as mudanças implicadas pela Resolução CNE/CP n° 2/2019, que institui a Base Nacional Curricular de Formação de Professores. 

As principais propostas da semana giram em torno da formação dos nossos estudantes. Então, discutir a valorização do curso de Pedagogia e ressaltar os aspectos ligados à pesquisa e à extensão, debater as implicações da Resolução 02, além de apresentar a produção acadêmica dos nossos estudantes e professores”, complementa o docente. 

Durante o pré-lançamento, o chefe do Departamento de Pedagogia, professor Aurélio Bona, reiterou o papel transformador da Pedagogia. “Nós não queremos discutir aqui instrução, não queremos discutir aqui apenas transmissão de conhecimentos, e não queremos discutir a Pedagogia como apenas um instrumento na escola. Nós queremos aqui propor a velha discussão que se faz mais urgente do que nunca, que é a de uma educação para  a transformação”.

O diretor do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, professor Ademir Nunes relembra a importância da temática do evento e as discussões acerca da valorização do curso de Pedagogia na sociedade. “O curso de Pedagogia na sua 29. Semana de Pedagogia pretende resgatar essas discussão que são tão primordiais para nós. E não só para nós que somos educadores, mas para todos aqueles que entendem o papel fundante da educação no seio da sociedade”, avalia o primeiro. Já o reitor da Unicentro, Fabio Hernandes, ressalta que os debates propostos devem ser levados para além da universidade, buscando influir na construção das políticas públicas de educação. Necessitamos sim discutir, levar mais apontamentos ao nosso Conselho Estadual de Educação”, afirma.

Deixe um comentário